EDUCAÇÃO: Crises na política e na economia atrapalharam cumprimento do PNE, diz especialista

Salvar imagem

REPÓRTER: O Brasil não conseguiu cumprir a meta estabelecida pelo Plano Nacional de Educação, o PNE. A meta deste planejamento é de matricular, até o final deste ano, cem por cento das crianças de 4 e 5 anos nas escolas de todo o país.  

Os últimos dados do governo federal, referentes a 2014, apontam que 558 mil crianças estavam fora da educação infantil, o equivalente a pouco mais de 10 por cento da população dessa faixa etária.
 
Para o vice-presidente da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino, a Confenen, Arnaldo Cardoso, a crise gerencial do governo da ex-presidente Dilma Rousseff foi determinante para que a meta estipulada pelo plano não fosse alcançada.  
 
SONORA
: Arnaldo Cardoso, Vice-Presidente da Confenen
 
“Nós estamos trabalhando com políticas públicas e o Brasil passou recentemente por problemas econômicos e políticos. E, portanto, tudo isso interfere na conclusão dessas metas.”

REPÓRTER
: A análise feita pelo vice-presidente da Confenen é reforçada pelos números apresentados pelo governo federal nos últimos dois anos. Os gastos do MEC tiveram uma diminuição de 46% em 2015 quando comparado aos números de 2014. 
 
O investimento global, envolvendo estados e municípios, também caiu. Em 2015, o gasto total foi equivalente a 5,3 por cento do Produto Interno Bruto, o PIB. Em 2014, esse número foi maior, 6 por cento. 

Na opinião de Arnaldo Cardoso, tudo isso acaba por refletir nos resultados do PNE, já que nenhuma das 20 metas estabelecidas pelo Plano foram cumpridas até 2016, de acordo com informações de um relatório apresentado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira, o Inep. Segundo o documento, o Brasil ainda precisa investir 225 bilhões de reais em educação para atingir a meta prevista no PNE, de destinar pelo menos o equivalente a 10 por cento do Produto de Interno Bruto à educação até o ano 2024.
 
O PNE é uma lei federal que foi sancionada em 2014 e prevê metas para melhorar a educação brasileira em dez anos. Os objetivos a serem alcançados vão desde à educação infantil até a pós-graduação, e passam por investimento, melhorias em infraestrutura e pela valorização do professor.
 
Reportagem, João Paulo Machado

 

 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.