EDUCAÇÃO: Confenen alerta para correção no texto da Reforma do Ensino Médio durante audiência pública sobre Base Currícular

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Foi realizada nesta sexta-feira, em Olinda, Pernambuco, a segunda audiência pública sobre o texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que vai definir os conteúdos mínimos que devem ser ensinados para todos os estudantes brasileiros, em cada ano escolar. O novo currículo faz parte da reforma do Ensino Médio, sancionada em fevereiro pelo presidente Michel Temer. 
 
Por isso, antes da conclusão da Base, o ministério da Educação (MEC) decidiu realizar audiências em todas as cinco regiões do país para ouvir sugestões de entidades, educadores, gestores públicos e da sociedade em geral. Presente no evento desta sexta-feira (28), a Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino, a Confenen, alertou sobre a importância de que sejam corrigidos alguns erros de redação da Lei da Reforma do Ensino Médio. Em Olinda, o diretor executivo da entidade, João Luiz Cesarino, citou como exemplo o fato de que a norma determina que no máximo 60% da carga horária do novo currículo seja ocupado por conteúdos comuns da Base, o que pode gerar distorções.
 
TEC./SONORA: Roberto Dornas, presidente da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino
“De modo geral, principalmente em escola pública, o professor é contratado por um tempo maior do que as aulas que efetivamente ele dá. O que precisa é racionalizar a composição curricular, tirando aquilo que seja perfumaria. Porque aí automaticamente ele vai ter mais tempo para tratar dos conteúdos básicos.”
 
LOC.: Cesarino chamou a atenção para um projeto na Câmara dos Deputados que pretende corrigir esse erro.  De autoria do deputado Federal Marcos Rogério, do Democratas de Rondônia, a proposta pretende fazer com que  60% da carga horária utilizada com conteúdos da Base deixe de ser o limite e passe a ser o mínimo do que deve ser ensinado. Os outros 40% do conteúdo curricular vão ser escolhidos conforme interesse do aluno.
 
Reportagem, João Paulo Machado
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.