ECONOMIA: Minirreforma trabalhista será discutida em evento que reúne Federação de Indústrias da Região Sul

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: As discussões sobre a minirreforma trabalhista proposta pelo Governo Federal continuam a todo o vapor. A volta do feriado da Semana Santa, na próxima segunda-feira (17) já será de debates. É que as Federações da Indústria do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná vão promover o 1º Fórum Sul Brasileiro de Relações de Trabalho, evento que vai contar com a participação de diversos parlamentares. O Deputado Federal Alceu Moreira, do PMDB do Rio Grande do Sul, acredita na eficácia da minirreforma. Para o parlamentar - que vai participar do debate - as leis atuais acabam por criminalizar os donos de empresas, que têm medo de contratar funcionários.

TEC/SONORA: Alceu Moreira, Deputado Federal (PMDB-RS)
“Se nós vamos então continuar criminalizando o dono da empresa, o empreendedor - achando que ele é um maldito apenas porque ele é um patrão - nós vamos acabar com esse processo de desemprego cada dia mais acentuado. Porque as pessoas que poderiam dar empregos - principalmente nas micro e pequenas empresas - não querem correr o risco.”

LOC: Apesar tornar válidos acordos entre funcionários e empregados, a minirreforma trabalhista não vai alterar os direitos já estabelecidos pela Constituição. O que muda é que, a partir da reforma, as duas partes vão poder negociar acordos que sejem vantajosos. É o que explica o deputado Celso Maldaner (PMDB-SC).

TEC./SONORA: Celso Maldaner, deputado federal (PMDB-SC)
“Nós temos que melhorar a legislação trabalhista. Claro que não mexe na Constituição. Todos os direitos dos trabalhadores estão garantidos pela Constituição e também pela CLT. Nenhum direito será tirado dos trabalhadores brasileiros.”
 
LOC: A expectativa do Governo é que a proposta de minirreforma trabalhista seja aprovada já na próxima quarta-feira (19). O texto propõe, entre outras coisas, a possibilidade de negociação de uma jornada mais flexível de trabalho.

 

Reportagem, Bruna Goularte  

Receba nossos conteúdos em primeira mão.