ECONOMIA: Jogos Rio 2016 devem gerar mais de 4 mil empregos

Este é terceiro impacto positivo na economia em decorrência dos jogos

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo, CNC, divulgou que os Jogos Olímpicos vão ter um impacto positivo sob a economia do Rio de Janeiro. Além de gerar mais de quatro mil empregos, a Confederação estima que o período dos jogos arrecade cerca de 2,68 bilhões de reais para o turismo da cidade. De acordo com a pesquisa, com a chegada dos jogos, a tendência é de que vagas temporárias para garçons, motoristas e cozinheiros sejam as profissões mais requisitadas durante os jogos. As contratações são uma resposta ao mesmo período do ano passado que registrou demissões nessas áreas, principalmente com o setor de turismo. Apesar da grande estrutura, em agosto de 2015, essa fatia da economia começou a registrar diminuição no número de postos de trabalho. De acordo com o economista da CNC, Fábio Bentes, este é o terceiro impacto positivo dos jogos na economia local.
SONORA: Fábio Bentes – economista
“A gente teve o setor da construção, que, aliás, é um grande empregador também, que se beneficiou durante toda a construção de toda a aparelhagem voltada para os jogos, com a obra de mobilidade urbana em um primeiro tempo. No segundo, a gente teve, no setor de turismo, há seis meses atrás, os serviços de hospedagem, reserva , de locação de veículos e enfim”
REPÓRTER: São esperados quase um milhão e meio de turistas, entre brasileiros e estrangeiros, no Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. A expectativa é de que esse público gaste em torno de um bilhão de reais na cidade.

Reportagem, Raphael Costa        

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.