CURITIBA (PR): Tocha chega à capital nessa quinta (14)

170 pessoas vão conduzir a tocha

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A chama olímpica retorna ao estado do Paraná nesta quarta-feira (14) e, desta vez, o maior símbolo dos Jogos Olímpicos percorre as ruas de Curitiba. Antes de chegar à capital a tocha vai passar por São José dos Pinhais. O início do revezamento está previsto para as dez e meia da manhã, com o Museu Oscar Niemeyer como ponto de partida. São 37 quilômetros de trajeto, que contempla pontos importantes da cidade como o Jardim Botânico e o Parque Taguá, por exemplo.
 
Cento e 70 condutores vão participar do revezamento, entre eles o professor de Educação Física, Adir Luiz Romeo, de 57 anos. Adir conta que pratica esportes desde a infância. Atletismo, futebol e handebol fizeram parte do crescimento. Porém, a influência vinda de casa o levou para outra modalidade. A família do professor de educação física tinha uma oficina de bicicletas e a paixão pelo ciclismo tornou-se inevitável. Hoje, com 35 anos de carreira no esporte, Adir é técnico da seleção olímpica de ciclismo, na modalidade estrada e detalha a importância de poder participar do revezamento.
 
SONORA: Adir Luiz Romeo, técnico da seleção olímpica de ciclismo
“A gente analisando que a Olimpíada é o maior evento do mundo esportivo, e que o fogo simbólico representa muitas coisas dentro da sociedade, a questão paz espiritual, a liberdade, a paz entre os povos. Ser chamado para poder representar a cidade de Curitiba enaltece, eleva todo o trabalho. Enaltece todo o trabalho que tivemos durante esses anos.”
 
REPÓRTER: O revezamento vai terminar na Pedreira Paulo Leminski, no local, uma programação com atrações musicais e culturais vai garantir a diversão de quem acompanhar a passagem da Tocha Olímpica. Para o ministro do esporte, Leonardo Picciani, os curitibanos também vão ser contagiados pelo espírito olímpico.
 
SONORA: Leonardo Picciani, ministro do Esporte
“O espírito olímpico e a chama olímpica têm contagiado o Brasil. Tem sido um sucesso onde a tocha passa. O espírito olímpico traz ideais da humanidade, ideais que todos devemos defender.”
 
REPÓRTER: Para impulsionar o esporte de Curitiba, o Ministério do Esporte fez uma série de investimentos. A cidade deve receber três Centros de Iniciação ao Esporte (CIE), em um investimento de mais sete milhões e meio de reais. Uma pista de atletismo em parceria com a Universidade do Paraná está em construção e as federações estaduais de Ginástica, Judô e Lutas Associadas receberam investimentos para a compra de novos equipamentos. Duzentos e 41 atletas nascidos no estado recebem o incentivo do Bolsa Atleta, que tem custo anual de mais de três milhões de reais. Outros dois atletas são contemplados pelo Bolsa Pódio, como Agatha Rippel, atleta do vôlei de praia que vai competir nos Jogos Rio 2016.
 
Reportagem, Raphael Costa

Receba nossos conteúdos em primeira mão.