CULTURA: Judiciário homenageia escritor paraense Juraci Siqueira

O escritor paraense Juraci Siqueira foi homenageado durante a 13ª edição do Chá Literário do Tribunal de Justiça do Pará, na biblioteca desembargador Antônio Koury.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O escritor paraense Juraci Siqueira foi homenageado durante a 13ª edição do Chá Literário do Tribunal de Justiça do Pará, na biblioteca desembargador Antônio Koury. O poeta, que é do município de Afuá, tem mais de 80 títulos individuais publicados, entre folhetos de cordel, livros de poesia, crônicas, contos, literatura infantil e histórias humorísticas. Juraci já recebeu mais de 200 premiações literárias em vários gêneros em âmbito local e nacional. Sua produção poética é voltada ao público jovem, com temática regional, relacionada à Amazônia. Entre elas estão “Canto Verde” (1981), “Travesseiro de Pedra” (1986), “Piracema de Sonhos” (1987) e “Canto Caboclo” (2008). Juraci Siqueira comenta a relevância de valorizar os temas regionais.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif
SONORA: Escritor paraense, Juraci Siqueira.
“Eu gosto muito de enfatizar o regional, aquilo que é nosso, por uma questão de que é preciso mostrar a nossa cultura, mostrar a nossa cara, não só para nós mesmos, mas para o Brasil, para o mundo”.
 
REPÓRTER: A chefe da Divisão de Biblioteca do Tribunal de Justiça do Pará, Elaine Ribeiro, ressalta a importância do evento cultural no Judiciário.
 
SONORA: Chefe da Divisão de Biblioteca do Tribunal de Justiça do Pará, Elaine Ribeiro.
“Primeiro que a gente divulga os nossos escritores e é sempre um momento de lazer para o nosso servidor, e eles podem conhecer um pouco mais dos nossos autores, valorizar a obra deles, divulgar para os filhos e assim fazer com que os nossos autores cresçam dentro desse cenário”.
 
REPÓRTER: A programação do Chá Literário contou ainda com a participação dos dançarinos Oneno Moraes e Jéssica Leite, integrantes da Companhia de Balé Folclórico da Amazônia, que apresentaram uma dança inspirada no poema "Eu, o Boto", de autoria de Juraci Siqueira.
 
Reportagem, Thamyres Nicolau
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.