CRISE POLÍTICA: CCJ rejeita parecer favorável ao prosseguimento da denúncia contra Temer

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Por 40 votos a 25 e uma abstenção a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara rejeitou o parecer do deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ), que pedia a admissibilidade da denúncia de corrupção contra o presidente Michel Temer. No lugar do parecer de Zveiter, a comissão aprovou um relatório substitutivo que sugere o arquivamento do processo contra o presidente.

Vice-líder do governo na Câmara, o deputado federal, Darcísio Perondi (PMDB-RS) comemorou o resultado.

TEC./SONORA:
Darcísio Perondi, deputado federal (PMDB-RS)

“O Michel vai continuar pela votação aqui da CCJ. E isso tem um impacto forte no plenário e na população. Mantem-se o governo das reformas, da esperança de gastar menos do que arrecada. O Brasil vive uma crise e precisa de um governo sério, firme, seguro.”

LOC.:
Nove com representatividade na CCJ encaminharam voto favorável à denúncia contra Temer, são eles: PT, PODEMOS, PSB, PDT, PCdoB, PPS, PHS, PSOL e Rede. Outras sete agremiações encaminharam voto contrário à autorização de prosseguimento da denúncia: PMDB, PP, PR, PSD, PTB, SD, e PSC. PSDB e  PV decidiram liberar a bancada para que os deputados votassem conforme as próprias convicções.

Agora que passou pela CCJ, a denúncia contra Temer seguirá para votação no plenário da Câmara. A favor da admissibilidade da denúncia contra o presidente, o deputado federal Alessandro Molon (Rede-RJ) afirma que a oposição só pretende votar o processo contra Temer a partir do mês de agosto, após o recesso parlamentar.

TEC./SONORA:
Alessandro Molon, deputado federal (Rede-RJ)

“Nós da oposição queremos votar essa denúncia o quanto antes. Só não queremos vota-la em uma sessão esvaziada para não fazer o jogo do governo de enterrar a denúncia com muitos deputados ausentes, se escondendo e favorecendo Temer.”

LOC.:
No plenário da Câmara vão ser necessários 342 votos para que haja a autorização de abertura de processo criminal contra o presidente Michel Temer. 

Reportagem, João Paulo Machado

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.