CPI DA PETROBRAS: Pedro Barusco, ex-diretor da empresa, depõe na próxima 3ª; bate-boca entre deputados marca início dos trabalhos

A nova CPI da Petrobras também deve ouvir os ex-presidentes da empresa Sérgio Gabrielli e Graça Foster, e o doleiro Alberto Youssef. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A Comissão Parlamentar de Inquérito da Petrobras, iniciada na Câmara dos Deputados, aprovou a convocação do ex-diretor da empresa Pedro Barusco. O depoimento foi marcado pelo presidente da comissão, deputado Hugo Motta, do PMDB paraibano, para a próxima terça-feira, às nove e trinta da manhã. A audiência, porém, ainda depende de autorização judicial. Barusco deixou a Petrobras para trabalhar na Sete, outra empresa investigada pela CPI. Ele afirmou à Justiça ter recebido propinas desde 1997.


Nesta quinta-feira, a CPI foi marcada por discussão entre o presidente da comissão, Hugo Motta, e representantes do PT, PPS, Psol e PSB, na elaboração do roteiro de trabalhos. Motta decidiu a criação de quatro sub-relatorias e indicou o comando de cada uma. Os deputados dessas legendas reclamaram que não foram consultados. Houve até bate-boca entre Motta e o deputado Edmilson Rodrigues, do PSOL paraense.



Quem apareceu de surpresa na comissão, nesta quinta, foi o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, do PMDB do Rio de Janeiro. O parlamentar afirmou que está à disposição para depor na CPI. A atitude de Cunha foi em resposta a suposições de que seu nome consta na lista enviada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao STF, com nomes de políticos envolvidos no esquema de lavagem de dinheiro investigado pela operação Lava Jato, da Polícia Federal.


SONORA: Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ)


"Ninguém é imune à investigação e estou pronto para esclarecer, absolutamente tranquilo, qualquer fato ou qualquer suposição de fato que possa aparecer. Eu acho que todos têm que ter esse procedimento."


REPÓRTER: A CPI da Petrobras também deve ouvir os ex-presidentes da empresa Sérgio Gabrielli e Graça Foster, e o doleiro Alberto Youssef. A ordem desses depoimentos ainda precisa ser aprovada pelos integrantes da comissão.


Com informações da Agência Câmara de Notícias e da Rádio Câmara, reportagem, Alexandre Souza

Receba nossos conteúdos em primeira mão.