CERTIFICADO: Judiciário forma mediadores em Belém

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O advogado e professor universitário Sérgio Paz, de 40 anos, recebeu o certificado de mediador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, o Nupemec. O professor avalia que a mediação proporciona a pacificação entre os cidadãos.

SONORA: Advogado e professor universitário, Sérgio Paz.
 
“Vestimos essa camisa até mesmo porque mobiliza a comunidade, sensibiliza a comunidade, entendendo que os conflitos podem ser resolvidos de uma forma clara e o Brasil não podia ficar longe disso”.
 
REPÓRTER: O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos entregou 14 certificados de mediadores. Em 2015, 35 pessoas realizaram a capacitação e 160 estão em fase de formação. Os novos mediadores vão atuar nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos. A coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, desembargadora Dahil Paraense, explica a seleção dos mediadores.
 
SONORA: Coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, desembargadora Dahil Paraense.
 
“A gente escolhe aqueles que têm perfil, que sabe ouvir, paciência, facilidade de comunicação, principalmente saber ouvir, educado, imparcial. Todas essas qualidades o mediador precisa para lidar com as partes e ajudar da melhor maneira possível, sem interferir nem para um lado nem para o outro”.
 
REPÓRTER: Atualmente, os Centros Judiciários de Solução de Conflitos estão instalados em Belém, Santarém, Paragominas e Parauapebas. A expectativa do Judiciário é que ainda este ano os municípios de Ananindeua e Castanhal recebam os Cejuscs.
 
Reportagem, Thamyres Nicolau
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.