CELULARES: Uso excessivo de smartphones prejudica coluna e pescoço, afirma estudo

CELULARES: Uso excessivo de smartphones prejudica coluna e pescoço, afirma estudo

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo do áudio – 1min53seg

REPÓRTER: Quando se fala em uso de smartphones, os estudantes Caio Guimarães e Túlio Rocha são considerados viciados pela família. Eles contam que chegam a passar várias horas do dia grudados no celular. E esse mau hábito já está prejudicando a postura dos jovens.

SONORA: Caio Guimarães – Estudante

"As letras são um pouco pequenas, tem que aproximar, encurvar. Tem que achar uma (posição) cômoda. Às vezes dá uma dor na coluna."

SONORA: Túlio Rocha – Estudante

"Geralmente, quando usa muito tempo dá uma dor nas costas, dá um incômodo até na hora de andar dói, assim, um pouco."

REPÓRTER: E os estudantes não são os únicos que sofrem desse mal. De acordo com uma pesquisa do Instituto Médico de Cirurgia e Reabilitação da Coluna dos Estados Unidos, mexer no celular durante longos períodos pode prejudicar a coluna e o pescoço. Dependendo do grau de inclinação da cabeça, uma pessoa pode colocar sobre a cervical mais de 27 quilos de peso, o que segundo os médicos, é nocivo para a saúde. Ainda de acordo com dados da pesquisa, os usuários de celulares passam de duas a quatro horas com a cabeça inclinada, o que deixa a situação mais preocupante. Para o médico especialista em coluna, Rubens Jinsen, as pessoas devem adotar algumas medidas para evitar o problema.

SONORA: Rubens Jinsen – Médico especialista em coluna

"Modificando sempre a postura. Sentado, andando. Tentando colocar mais para frente, ou sentado elevando também o celular como se fosse a utilização de um computador, também. A gente tenta colocar para os pais não deixar as crianças trabalhar com computador, ipad na cama, pela própria relação de inércia da coluna e a cabeça sempre anteriorizada."

REPÓRTER: Segundo o médico, é praticamente impossível parar de usar as tecnologias que causam este problema, mas é importante que os usuários façam um esforço para olharem os celulares com uma postura correta e evitar gastar horas numa posição torta.

Reportagem, Victor Maciel

Receba nossos conteúdos em primeira mão.