CEARÁ: Durante três dias, Tocha Olímpica vai percorrer cidades do estado

Símbolo vai percorrer 12 cidades

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Chegou a vez de o Ceará receber o maior símbolo dos Jogos Olímpicos, que neste ano acontecem no Rio de Janeiro, a partir de 5 de agosto. A tocha olímpica vai percorrer 12 cidades do estado, durante três dias.
 
Nesta terça-feira (7), o primeiro município a receber vai ser Aracati, seguido por Aquiraz. A tocha vai depois para Fortaleza, onde passa a noite. Na capital cearense, o trajeto será de 35 quilômetros, com 173 condutores.
 
Um deles é o triatleta e atual secretário de Turismo de Fortaleza, Erick Vasconcelos. Ele começou a jornada no esporte em 2001, quando foi diagnosticado com obesidade mórbida. A partir daí, mudou os hábitos e começou a praticar o Triatlon. Em 2005, participou do primeiro Iron Man, uma das provas mais difíceis da modalidade. Hoje, Erick acumula nove edições do evento. Ele diz que carregar a tocha traz uma carga emocional muito grande.
 
SONORA: Erick Vasconcelos- triatleta
“Eu estou bem animado, vai ser uma experiência única na minha vida, como atleta e como pessoa também. Nesses 200 metros, apesar de serem só 200 metros, vai passar o filme de toda essa história de superação que eu vivi. Porque eu tive a oportunidade de, através do esporte, superar tudo e ter um novo estilo de vida”.
 
REPÓRTER: Na quarta-feira (8), o ponto de partida da Tocha Olímpica vai ser Caucaia, seguindo para Itapagé, Irauçuba, Forquilha e Sobral. Massapê, Granja, Camocim e Barroquinha são os últimos municípios do estado a participarem do revezamento, na quinta-feira (9).
 
Para o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, a união será o diferencial dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
 
SONORA: Leonardo Picciani – ministro do Esporte
É fundamental a participação de todos os brasileiros, em cada canto do país, em cada uma das nossas regiões, dando essa força, criando esse sentimento, que é o sentimento que o espírito olímpico deve criar, de paz, amor e congraçamento”.
 
REPÓRTER: O esporte no Ceará tende a evoluir muito nos próximos anos, muito em parte, por causa dos investimentos do Ministério do Esporte, que aplicou mais de 45 milhões de reais na construção de 13 Centros de Iniciação ao Esporte em 11 cidades.
 
Além disso, quase 16 milhões de reais foram destinados às confederações de Judô, Basquete, Lutas Associadas e Maratonas Aquáticas, para a compra de equipamentos.  
 
Os atletas também contam com o apoio do Ministério do Esporte. No estado, 119 atletas são beneficiários do Bolsa Atleta e dois atletas paralímpicos são contemplados pelo Bolsa Pódio.
 
Reportagem, Raphael Costa
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.