BRASIL OLÍMPICO: Festa de abertura terá dança e shows de Gil e Caetano

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER 1: Olá, meu nome é Raphael Costa, aqui comigo, Bruna Goularte, confira os destaques desta edição do Brasil Olímpico
 
REPÓRTER 2: Mais de 80 mil pessoas devem participar da abertura dos Jogos Rio2016

REPÓRTER 1
: Delegação brasileira tem número recorde de atletas

REPÓRTER 2
: Casa Brasil é inaugurada pelo governo federal.
 
REPÓRTER 1:  Centro de monitoramento em saúde começa as atividades para os Jogos Olímpicos

VINHETA

REPÓRTER 2
: A cerimônia de abertura do Jogos Rio 2016 acontece nesta sexta-feira (8), no estádio do Maracanã. A expectativa é a de que 80 mil pessoas acompanhem a festa no local.

REPÓRTER 1:
 Além do presidente interino, Michel Temer, outros 45 chefes de Estado estão no país para participar do evento. Entre eles, o presidente francês, François Hollande, e o secretário de Estado norte-americano, John Kerry. Por isso, o esquema de segurança no Rio de Janeiro foi reforçado.
 
REPÓRTER 2: O evento vai contar com apresentações musicais de artistas como Gilberto Gil e Caetano Veloso, além de um espetáculo de dança. A Pira Olímpica será acesa no estádio. O ministro chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, fala sobre a expectativa para a competição.
 
SONORA: Eliseu Padilha, ministro chefe da Casa Civil
“Voltem e saibam que nós teremos aqui grandes Jogos Olímpicos, quiçá, dos maiores já realizados na história dos Jogos Olímpicos.”

REPÓRTER 1
: A festa no Maracanã também reserva um feito inédito: a equipe de dez atletas refugiados que vai desfilar sob a bandeira do Comitê Olímpico Internacional. Mais de 11 mil atletas de 205 países vão disputar, até o dia 20 de agosto, 42 modalidades esportivas em 306 provas.                                                                                                              
VINHETA
:

REPÓRTER 2
: O Brasil conta com um número recorde de atletas, o maior do país na história da competição.

REPÓRTER 1
: Ao todo, 462 atletas vão representar o país. A delegação brasileira só fica atrás em número de esportistas para os Estados Unidos, que mandou para o Brasil 555 competidores.

REPÓRTER 2
: Um dos destaques da delegação brasileira é a pernambucana Yane Marques, atleta do pentatlo moderno, que será a porta-bandeira da delegação na cerimônia de abertura. Yane foi escolhida por votação e venceu nomes como o atleta da vela Robert Scheidt e o líbero Serginho, da seleção masculina de vôlei.
 
VINHETA

REPÓRTER 1
: Nesta semana, o governo federal inaugurou a Casa Brasil, espaço que tem como objetivo divulgar o país. Turismo, a gastronomia, cultura e rodada de negócios integram a programação.

REPÓRTER 2
: A Casa Brasil fica aberta ao público até o dia 18 de setembro. A expectativa dos organizadores é a de que 10 mil visitantes passem pelo local diariamente. O secretário de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, Leandro Cruz, fala sobre a importância do espaço.
 
SONORA: Leando Cruz, secretário nacional de Esporte
“A Casa Brasil vai ser um importante espaço de promoção cultural, esportiva, turística e econômica desse nosso país. Nesse momento que os olhos estão voltados para o Brasil, ter um espaço como a Casa Brasil será fundamental para que a gente possa mostrar ao mundo que país maravilhoso é essa terra brasileira”.

REPÓRTER 1
: A Casa Brasil fica na Praça Mauá, na região central do Rio de Janeiro. Além de apresentações musicais, culturais e exposições, os visitantes vão poder degustar vinhos, cafés e cachaças.

REPÓRTER 2
: Durante os Jogos Rio 2016, o espaço vai funcionar das dez da manhã às dez da noite. As atrações culturais acontecem às 22 horas. A entrada é gratuita.
 
VINHETA
 
REPÓRTER 1: O monitoramento integral dos serviços de saúde aos atletas, delegações e espectadores dos Jogos Rio 2016 começou as atividades nesta semana. O Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde tem 125 profissionais do Ministério da Saúde na equipe, trabalhando não só no Rio de Janeiro, mas também em Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Manaus, cidades que vão receber os jogos de futebol
 
REPÓRTER 2: De acordo com o Ministério do Esporte, o centro vai monitorar situações de risco, a demanda por atendimento, a vigilância epidemiológica e sanitária, além de coordenar respostas diante de emergências em saúde pública. Durante o período das competições, profissionais de saúde vão prestar serviços médicos dentro do perímetro de segurança e atendimento externo particular a atletas e delegações. Ao todo, quase dois mil e 500 profissionais temporários vão reforçar o atendimento na rede federal
 
SOBE SOM
 
REPÓRTER 1: O Brasil Olímpico desta semana fica por aqui.

REPÓRTER 2 : Até a semana que vem, tchau!

Receba nossos conteúdos em primeira mão.