BRASIL OLÍMPICO: Copacabana ganha escultura de arcos olímpicos

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER 1: Olá, confira os destaques desta edição

REPÓRTER 2: Segurança dos Jogos Olímpicos vai contar com Centro de Controle Interagências e estrutura militar móvel


REPÓRTER 1
: Copacabana ganha escultura de arcos olímpicos a duas semanas dos Jogos


REPÓRTER 2
: Mais de seis mil e cem atletas são beneficiados pelo programa Bolsa atleta do ministério do Esporte


VINHETA


REPÓRTER 1
: Foi inaugurado na última quinta-feira, pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann, o Centro de Coordenação de Operações Terrestres Interagências Móvel. A iniciativa que tem o objetivo de fortalecer ainda mais a segurança durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, conta com viaturas recebidas dos estados do Mato Grosso, Pará, Rio Grande do Sul e Paraná.


REPÓRTER
 2: Com isso, o centro inicialmente localizado no Comando de Defesa Setorial  de Deodoro poderá ser deslocado em caso de necessidade na proteção de estruturas estratégicas, em calamidades públicas e em ações de combate ao terrorismo.


REPÓRTER
 1: O ministro da Defesa, Raul Jungmann que na quinta-feira também sobrevoou as regiões de competição olímpica, falou sobre a iniciativa.


SONORA
: ministro da Defesa, Raul Jungmann

"Esses caminhões têm a capacidade de integrar imagens, informação e áudio de todos os demais centros de comando e controle que podem ser deslocados a qualquer local e a qualquer momento".


REPÓRTER 2
: Ainda de acordo com o ministro, cerca de 20 mil militares já estão em operação no Rio de Janeiro e, na próxima semana, o efetivo de 22 mil homens estará completo para garantir a segurança dos Jogos Olímpicos.


VINHETA
:


REPÓRTER 1
: Agora uma boa notícia para o esporte brasileiro. O Diário Oficial da União desta sexta-feira (21) divulgou a lista dos atletas contemplados pelo programa Bolsa Atleta, para o exercício deste ano, das modalidades que integram os programas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.


REPÓRTER 2:
 Ao todo, serão patrocinados neste ciclo 6.152 atletas, num investimento da ordem de R$ 80 milhões no ano.
São apoiados pelo programa atletas que tenham obtido bons resultados em competições nacionais e internacionais de suas modalidades, independentemente de sua condição econômica. O atleta contemplado recebe, no ano, o equivalente a 12 parcelas do valor definido na categoria.

Em 2015, o Bolsa Atleta completou uma década de atuação, com mais de 43 mil bolsas concedidas para mais de 17 mil atletas. Os investimentos no período alcançaram a marca de R$ 600 milhões nas categorias de Base, Estudantil, Nacional, Internacional e Olímpico/Paralímpico.


VINHETA

 

REPÓRTER 1: Faltando poucos dias para o início dos Jogos Rio 2016, uma escultura de três metros de altura e seis metros de comprimento representando os Anéis Olímpicos foi instalada na praia de Copacabana, na zona sul da capital fluminense.


REPÓRTER 2
: Criada pela artista plástica Elisa Brasil, a obra foi feita através de plástico reciclado. De acordo com Elisa, a escultura conta com mais de 200 quilos de matérias reciclados.


SONORA:
 Elisa Brasil, artista plástica 
“Então, uma das bandeiras deve ser sempre a sustentabilidade porque a gente está consumindo o planeta de uma forma que ele não aguenta. Eu to muito feliz, fico muito agradecida por essa oportunidade, principalmente por enviar uma mensagem que é mais do que estética”.


SOBE SOM


REPÓRTER 1
: O Brasil Olímpico desta semana fica por aqui.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.