BRASIL: Ministério da Agricultura irá negociar retomada de exportações de carne aos Estados Unidos

Americanos apontaram inconformidades em cortes de bovinos exportados pelo Brasil, atribuídos a reações à vacinação contra a febre aftosa, como justificativa para interromper as importações

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Técnicos do Ministério da Agricultura viajarão aos Estados Unidos no início de julho para discutir o fim da suspensão da compra da carne bovina in natura brasileira. Eles vão entregar uma carta com respostas aos questionamentos feitos pelos produtores norte-americanos, como explica o professor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UnB, Cleyton Quirino Mendes.

TEC./SONORA: Cleyton Quirino Mendes, professor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UnB.

"O fato é que agora a gente precisa atender as exigências dos compradores americanos. Uma delas é levar, em mãos, aos agentes americanos, uma carta respondendo os questionamentos e apontando o quê que o Brasil tem feito ou vai fazer para sanar as questões que eles colocaram como preocupações do produto que chega nos Estados Unidos. Uma das ações vai ser uma missão técnica, visitar os americanos, para negociar, discutir e avaliar estas questões relacionadas com a suspensão da compra da carne in natura."

LOC.: Assim que os técnicos retornarem ao Brasil, será a vez do ministro Blairo Maggi ir aos Estados Unidos para tratar sobre o assunto pessoalmente com o secretário de Agricultura do governo Trump. Segundo o secretário de Defesa Agropecuária do ministério, Luiz Eduardo Rangel, o processo para reverter a decisão do governo norte-americano de suspender a compra da carne bovina fresca brasileira deve demorar pelo menos um mês, a partir da data do anúncio da restrição. Mas, para o professor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UnB, Cleyton Quirino Mendes, este tempo deve ser maior.

TEC./SONORA: Cleyton Quirino Mendes, professor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UnB.

"Tem agora lá o feriado de 4 julho, que é uma data importante para os americanos, então, eu acho que vai levar um tempo para que haja estas reuniões. Provavelmente eles vão querer enviar uma missão técnica aqui no Brasil para visitar as plantas frigoríficas, para ver o que, efetivamente, o Ministério a Agricultura está fazendo para sanar o problema. O secretário de Agricultura dos Estados Unidos deu uma entrevista e falou que é uma questão de meses para solucionar o problema, que os americanos tem o total interesse, o Brasil é um parceiro comercial antigo, e eles tem o total interesse em resolver o problema."

LOC.: Os Estados Unidos apontaram inconformidades em cortes de bovinos exportados pelo Brasil, atribuídos a reações à vacinação contra a febre aftosa, como justificativa para interromper as importações.

Reportagem, Cintia Moreira
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.