Data de publicação: 01 de Agosto de 2017, 22:58h, atualizado em 01 de Agosto de 2017, 15:58h
Segundo o IBGE, quase 24% da população brasileira possui algum tipo de deficiência
LOC.: A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que inclui, na lista de direitos sociais previstos na Carta Magna, a acessibilidade e a mobilidade urbana. De acordo com o autor da proposta, deputado Alan Rick, do PRB do Acre, a PEC vai estimular os gestores municipais e estaduais a tornar a mobilidade urbana algo primordial.
TEC./SONORA: Alan Rick, deputado (PRB-AC).
"Porque reforça, inclusive, o poder de órgãos do Judiciário, do Ministério Público, de cobrar isso do gestor público. Nas suas políticas públicas, nos seus planos diretores, nas edificações, sejam elas privadas ou públicas, e obviamente faz com que o próprio gestor municipal, estadual, adote a mobilidade como uma das metas primordiais de qualquer mandato."
LOC.: O secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos Pellegrini, defende que a acessibilidade é um direito de todo o cidadão e ressalta que a discriminação com alguém que tem deficiência não pode mais ser tolerado.
TEC./SONORA: Marcos Pellegrini, secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
"O governo, a iniciativa privada, todo mundo tem a obrigação de cumprir a questão da acessibilidade arquitetônica. (...) E a acessibilidade de atitude, isso hoje é criminalizado, inclusive. Discriminar a pessoa com deficiência incorre em crime. Isso hoje não é mais tolerado."
LOC.: Segundo o IBGE, quase 24% da população brasileira possui algum tipo de deficiência. Agora, a proposta vai ser analisada por uma comissão especial e logo em seguida, vai passar por dois turnos de votação em Plenário, onde precisará de, pelo menos, 308 votos favoráveis.
Com colaboração da Rádio Câmara. Reportagem, Cintia Moreira.
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev