BRASIL: Botijão deve ficar até 17% mais caro, prevê Sindgás após Petrobras reajustar gás de cozinha

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

REPÓRTER: O gás de cozinha deve ficar mais caro no Brasil. A Petrobras reajustou em 15 por cento os valores do Gás LP de 13 quilos nas refinarias – o primeiro em 13 anos. Este acréscimo vai  ser repassado às distribuidoras, e deve impactar no bolso das famílias brasileiras. Atualmente, o preço médio do botijão, em todo o País, é de R$ 46. Segundo o Sindicato das Distribuidoras de Gás, o Sindgás, o preço final cobrado pelas distribuidoras deve variar de nove e meio por cento até 17 por cento de acordo com o local de entrega. A dona de casa e autônoma brasiliense Maria das Graças vende marmitas e gasta, em media, de três a quatro botijões por mês. Com o aumento, ela teme perder clien


SONORA: Maria das Graças – dona de casa e autônoma
 
“Eu acho muito complicado, porque a minha média de duração é grande por conta de eu estar fazendo comida. Então, me prejudica mais, porque eu não posso repassar esse aumento do gás para comida que eu vendo, porque com essa crise, se você aumenta muito o preço das coisas, a tendência é você perder cliente.”
 
REPÓRTER: Ainda de acordo com o Sindigás, os preços do gás de cozinha variam muito por região e podem até variar dentro de uma mesma cidade. Segundo pesquisa de monitoramento da Agência Nacional de Petróleo, preço do botijão pode variar em até R$ 6 em um só bairro. O sindicato recomenda aos consumidores que façam pesquisa antes de comprar um botijão e que não optem pelo mais barato, pois há o risco do produto ser adulterado.
 
Reportagem, Vânia Almeida

Receba nossos conteúdos em primeira mão.