BOLETIM PARALÍMPICO: Segunda-feira com três ouros e muitas pratas para brasileiros nos Jogos Rio 2016

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: E a semana começa cheia de medalhas para o Brasil nesta segunda-feira (12). A bocha foi responsável por conquistar o primeiro ouro do Brasil no dia. Na categoria BC3, Evelyn de Oliveira, Evani da Silva e Antonio Leme conquistaram a medalha de ouro depois de derrotarem a equipe da Coreia do Sul por 5 a 2. Já a equipe de Dirceu Pinto, Eliseu dos Santos e Marcelo dos Santos foi derrotada pela equipe da Eslováquia e ficaram com a medalha de prata na categoria B4 da bocha.
 
Depois foi a vez do atletismo garantir mais medalhas para o Brasil. O segundo ouro do dia veio com Alessandro Silva, no lançamento de disco F11. Alessandro conquistou a medalha de ouro depois de atingir a marca de 43 metros e 6. Com a marca, Alessandro bateu o recordo Paralímpico. Rodrigo Parreira, do salto em distância, atingiu a marca de cinco metros e 55, que não foi suficiente para bater os cinco metros e 57 do australiano Brayden Davidson que ficou com a medalha de ouro.  Também no atletismo, mas nos 200 metros rasos para atletas com paralisia cerebral, Fábio Bordignon conquistou a segunda prata dele na Rio 2016. No revezamento dos quatro por cem, os brasileiros Renato, Yohansson, Petrucio e Alan ficaram com a medalha de prata, atrás da equipe alemã. A prata só veio após uma decisão dos juízes, que desclassificaram a equipe norte-americana por passar o bastão em área irregular. Alan Fonteles comentou sobre a alegria de mais essa conquista para o atletismo paralímpico do Brasil.
 
SONORA:  Alan Fonteles – atletismo
”A conquista pra mim foi para lavar a alma. Para mim, poder correr dos lados desse cara foi uma experiência muito grande. Ganhamos a prata em Pequim, ganhamos a prata erm Londres, mas fomos desclassificados. Aqui estamos em casa. Corremos novamente, conquistamos um bronze, estávamos comemorando muito, e quando a gente chegou na metade da prova a gente percebeu que tínhamos ganhado a prata e aí começou uma nova comemoração.”
 
REPÓRTER:O terceiro ouro do Brasil veio na natação com Daniel Dias dos 50 metros livre masculino. Essa foi a vigésima medalha de Daniel nos Jogos Paralímpicos, a quarta nesta edição. André Brasil ficou com a medalha de bronze nos 100 metros borboleta.
 
 Israel Stroh levou a inédita medalha no tênis de mesa individual. Na final, Israel foi derrotado pelo britânico William Bayley. Com o resultado, o brasileiro ficou com a medalha de prata.
No futebol de sete masculino, o Brasil foi derrotado pela Ucrânia por dois a um.
 
As meninas do goalball do Brasil venceram a seleção de Israel por sete a dois.
Nesta terça-feira (13), o futebol de cinco do Brasil joga contra o Irã.
 
Na esgrima, duelo brasileiro é o primeiro combate com Rodrigo Massarutt e Jeovane Guissone. Depois, Sandro Colaco tem cinco disputas no dia.
 
A equipe brasileira do tiro com arco masculino encara a Grã-Bretanha.
 
As meninas do voleibol sentado do Brasil enfrentam a equipe dos Países Baixos.
 
A China lidera o quadro de medalhas com 50 de ouro, 40 de prata e 28 de bronze. A Grã-Bretanha vem em segundo com 28 de  ouro, 16 de prata e 19 de bronze. Em terceiro vem a Ucrânia com 22 de ouro, 17 de prata e 13 de bronze. O Brasil está em quinto com nove de ouro, 17 de prata e 9 de bronze.

 

Reportagem, Raphael Costa

Receba nossos conteúdos em primeira mão.