BOLETIM PARALÍMPICO: Sábado de ouro duplo no atletismo; Brasil em 5° lugar no quadro de medalhas

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Mais um dia de pódio para o atletismo brasileiro. Repetindo o feito de Londres-2012, Shirlene Coelho conquistou o ouro no lançamento de dardo para atletas com paralisia cerebral. Shirlene, que foi a porta-bandeira na abertura das Paralimpíadas Rio 2016, alcançou a marca de 37 metros e 57. Mais cedo, no lançamento de disco para cadeirantes, Claudiney Batista conquistou a medalha de ouro. O atleta também bateu o recorde da prova, com a marca de 45 metros e 33. Os rivais arremessaram até seis vezes, mas não conseguiram chegar à distância alcançada pelo brasileiro.

O velocista Rodrigo Parreira levou o bronze nos 100 metros rasos para atletas com paralisia cerebral. O brasileiro completou a prova em 12 segundos e 54. A medalha de ouro foi para o malásio Mohamad Puzi e a prata, para o chinês Yifei Yang.

Nos 100m rasos da classe T47, a estrela a brilhar foi a de Petrúcio Ferreira. O paraibano de 19 anos correu 10 segundos e 67 na primeira eliminatória e bateu o recorde mundial da prova, superando a marca de 10 segundos e 72 obtida pelo nigeriano Adeoye Ajibola em Barcelona 1992.

O Brasil fechou o sábado com duas medalhas de bronze na natação. A primeira foi do multimedalhista Daniel Dias, nos 50 metros borboleta para pessoas com dificuldade psicomotoras. Com o tempo de 4 minutos e 41 segundos, Matheus Souza foi o terceiro nos 400 metros livre para deficientes visuais. O ouro foi para o norte americano Bradley Snyder.

No futebol de 7, os brasileiros atropelaram a Irlanda e fecharam a partida com vitória de 7 a 1. Wanderson marcou dois gols, Leandrinho outros dois, Fabrizio mais dois e Diego Delgado, um gol. Brasil e Ucrânia já estão classificados no grupo A. O time canarinho tem um gol a mais de saldo e joga por um empate na última rodada para passar de fase como o primeiro da chave.

Alemanha, Grã-Bretanha e Países Baixos conquistaram as três primeiras medalhas do triatlo, modalidade que entrou para as Paralimpíadas na Rio 2016. As provas masculinas foram disputadas em Copacabana. As três provas femininas acontecem neste domingo (11), a partir das 10 da manhã.

O dia foi de festa em dose dupla para a bocha brasileira. Dirceu Pinto e Marcelo dos Santos venceram o Canadá por 4 a 3, nas duplas mistas da classe BC4, para deficiências severas.

O Brasil continua na quinta posição no quadro geral de medalhas, com cinco de ouro, nove de prata e cinco de bronze. A China lidera, com 69 medalhas, sendo 26 de ouro. Em seguida está a Grã Bretanha e depois, a Ucrânia.

Com a colaboração de Isadora Grespan, reportagem, Bruna Goularte
 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.