BOLETIM PARALÍMPICO: Israel Stroh conquista a primeira medalha individual do Brasil no tênis de mesa

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A segunda-feira (12) começou prateada para o Brasil nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. E com conquista histórica. Israel Stroh levou a primeira medalha do país no tênis de mesa individual. O ouro foi para o britânico William John Bayley, atual número um do ranking mundial. O duelo foi uma revanche entre os dois, já que, na estreia, Israel tinha vencido Bayley por 3 sets a 1.
 
No atletismo, Rodrigo Parreira ficou atrás do australiano Brayden Davidson, que levou o ouro no salto em distância. Os atletas fazem quatro saltos durante a prova. No segundo, Parreira igualou o recorde que o australiano havia batido no primeiro salto, com a marca de 5 metros e 62. O critério de desempate para o ouro foi a segunda melhor marca, alcançada pelo australiano com 5 metros e 57. O brasileiro ficou logo atrás, com 5 metros e 55.
 
Mais cedo, Fábio Bordignon ganhou sua segunda medalha de prata na Rio 2016. Desta vez, nos 200 metros rasos para atletas com paralisia cerebral. A primeira prata, disputada na mesma classe, foi na sexta-feira, na prova dos 100 metros rasos.
 
Mauro Evaristo de Souza bateu na trave do arremesso de peso e terminou em quarto lugar na final da classe F42, para amputados. O ouro foi para o britânico Aled Davies.
 
No tiro com arco, o Brasil perdeu para a Turquia por 147 a 145 e está fora da semifinal. Jane Karla e Andrey de Castro ainda participam individualmente nos dias 14 e 16.
 
Em busca da 20ª medalha em Jogos Paralímpicos, o nadador Daniel Dias venceu a segunda bateria dos 50 metros livre, com o melhor tempo da manhã, 33 segundos e 55. Clodoaldo Silva nadou na primeira bateria e terminou com o quarto melhor tempo. Na classificação geral, ficou em oitavo lugar e também garantiu vaga na final. Daniel e Clodoaldo nadam pelo pódio ainda hoje, a partir das cinco e meia da tarde, no Estádio Aquático.  
 
O ucraniano Denys Dubrov bateu o recorde mundial nos 100 metros borboleta, com o tempo de 55 segundos e 29. André Brasil fechou a primeira bateria com o melhor tempo, 58 segundos e 27, mas foi superado pelo ucraniano. Os dois brigam na final que acontece hoje à tarde.
 
Nos 200 metros medley, Talisson Glock se classificou para a final da classe SM6, de nadadores com limitações físico-motoras. Ele fez o tempo de 2 minutos e 44.
 
Tem Brasil nas quartas de final do goalball feminino. Depois de perder para o Japão, as brasileiras conseguiram se recuperar no jogo contra Israel e venceram por 7 a 2. Agora, as meninas garantem uma vaga no mata-mata da competição. Para encerrar a primeira fase da disputa, as brasileiras ainda vão enfrentar a Argélia, na terça-feira (13). 
 
Até o momento, foram vendidos quase 2 milhões de ingressos para as competições. Os atletas paralímpicos já bateram 117 recordes mundiais. Somente no domingo, foram 28.  
 
Com a colaboração de Isadora Grespan, reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.