BOLETIM PARALÍMPICO: Daniel Martins quebra recorde e conquista mais um ouro no atletismo

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Mais um ouro para o Brasil no atletismo. O corredor Daniel Martins venceu a prova dos 400 metros T20, para atletas com deficiência intelectual. A prata ficou com o venezuelano Luis Arturo. O brasileiro também estabeleceu um novo recorde mundial, ultrapassando a própria marca, com o tempo de 47 segundos e 22.

O Brasil venceu, de virada, a seleção do Marrocos no futebol de cinco. Os marroquinos abriram o placar no primeiro tempo. Ricardinho, considerado o melhor do mundo, fez um golaço e empatou o jogo. Jefinho fez o gol da virada e Nonato ampliou o placar para o Brasil, fechando a partida em 3 a 1.

No vôlei sentado, o Brasil venceu os Estados Unidos por 3 sets a 0. A estrela da partida foi o ex-jogador de vôlei olímpico e duas vezes campeão da Super Liga, Anderson Ribas. O atleta passou para o esporte paralímpico depois de sofrer várias lesões no joelho.

Fábio da Silva Bordignon está na decisão do atletismo, 100 metros T35, para paralisados cerebrais. O brasileiro foi para a final com o segundo melhor tempo na classificatória: 12 segundos e 78. A disputa pelo pódio acontece a partir das cinco e meia da tarde.

Dono do recorde mundial, o irlandês Jason Smyth conquistou o tricampeonato paralímpico dos 100 metros T13, para deficientes visuais.

A britânica Sophie Thornhill levou o ouro na prova de ciclismo contrarrelógio 1.000 metros, com o tempo de uma hora e 06 segundos. Ela disputa pela classe Tandem, destinada a deficientes visuais. As bicicletas são de dois lugares e o ciclista da frente enxerga normalmente.

A decisão da prova dos 100 metros do atletismo para cadeirantes vai ser quente. O brasileiro Ariosvaldo Fernandes, o Parré, se classificou para a final com recorde paralímpico: 14 segundos e 69. Mas, na segunda série, Pongsakorn Paeyo, da Tailândia, superou a marca de Parré, cravando 14 segundos e 56. Na terceira série, o canadense Brent Lakatos superou as duas marcas e estabeleceu o novo recorde, com 14 segundos e 43. A final será ainda nesta noite, a partir das 19 horas e 22, no Engenhão.

Drama brasileiro na final dos 100 metros T36, para paralisados cerebrais. Tascitha Cruz liderava a prova até a altura dos 70 metros, quando sentiu uma lesão, perdeu a liderança e acabou a prova em último lugar. A vitória ficou com a argentina Andrea Martinez.

Os Jogos Paralímpicos já têm 35 quebras de recordes mundiais: 26 na natação, 4 no ciclismo, 4 no atletismo e 1 no halterofilismo.

Com a colaboração de Isadora Grespan, reportagem, Bruna Goularte

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.