BOLETIM PARALÍMPICO: Brasil leva bronze no atletismo e encerra participação em oitavo lugar

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Os Jogos Paralímpicos chegam ao fim neste domingo (18), após 11 dias de disputas. Foram 23 modalidades esportivas e 528 competições que reuniram atletas de 160 países. O Brasil encerrou sua participação na Rio 2016 em oitavo lugar na classificação geral, com 72 medalhas – 14 de ouro, 29 de prata e 29 de bronze. A China manteve a liderança durante todo o período da Paralimpíada e volta para a casa com 239 medalhas. Em segundo lugar está a Grã Bretanha, com 147 medalhas, seguida pela Ucrânia, com 117.
 
E teve pódio para o Brasil no último dia de Paralimpíada. A veterana Edneusa Dorta foi medalha de bronze na maratona da classe T12, disputada em Copacabana. Aos 40 anos de idade, Edneusa se manteve entre as primeiras colocadas durante os mais de 42 quilômetros de prova. Ela chegou ao final em 3 horas, 18minutos e 33 segundos. O ouro foi para a espanhola Elena Congost e a prata, para a japonesa Misato Michishita.
 
Na prova masculina da mesma classe, a vitória foi do marroquino El Amin Chentouf, com o tempo de 2 horas, 32 minutos e 17 segundos. A prata foi para o espanhol Alberto Laso e o bronze, para o japonês Masahiro.
 
A sonhada medalha no voleibol sentado masculino terá que esperar até Tóquio-2020. O time brasileiro se esforçou muito durante a partida realizada no Riocentro, mas acabou derrotado pelo Egito por 3 sets a 2. Ao final da partida, os jogadores do Egito agradeceram a torcida e jogaram as camisas para a arquibancada. A seleção canarinha é a atual vice-campeã mundial e medalha de prata nos Jogos Parapanamericanos de Toronto 2015. O quarto lugar na Rio 2016 é o melhor resultado da equipe em Jogos Paralímpicos.
 
A Austrália confirmou o favoritismo e conquistou o ouro no rugby em cadeira de rodas. Foi uma vitória suada. A equipe precisou ir a duas prorrogações para derrotar os Estados Unidos por 59 a 58 na Arena Carioca. Esse foi o segundo ouro paralímpico consecutivo da equipe, que também venceu em Londres-2012.
 
Gaby Amarantos, Vanessa da Matta, Céu, Nação Zumbi e Andreas Kisser são alguns dos artistas que se apresentam hoje na cerimônia de encerramento dos Jogos Paralímpicos 2016. Embaixadora do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Ivete Sangalo fará um dueto com o britânico Calum Scott. A música, composta por Nelson Motta e Cesar Lemos, não poderia ter um título mais apropriado: “Transformar”. A letra traz uma mensagem de coragem e inspiração. Autor do gol da vitória do Brasil sobre o Irã, na final do futebol de 5, Ricardinho Alves será o porta-bandeira. A festa acontece no Maracanã, a partir das oito horas da noite.
 
Com a colaboração de Isadora Grespan, reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.