BOLETIM OLÍMPICO: Prata na ginástica e bronze na maratona aquática; Confira agenda desta terça (16)

Arthur Zanetti e Poliana Okimoto foram medalhistas nesta segunda-feira (15)

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A delegação do Brasil começou a semana com duas medalhas nesta segunda feira (15). A primeira veio na maratona aquática feminina, prova de dez quilômetros. Poliana Okimoto, que ficou em terceiro lugar durante toda a prova, acabou a competição na quarta posição. No entanto, uma irregularidade cometida por Arielle Muller, da França, fez com que Poliana tivesse seu lugar no pódio. A francesa segurou a nadadora italiana Rachelle Bruni na hora da batida no pórtico. Aurielle foi punida com uma desclassificação e Poliana premiada com a medalha de bronze. A brasileira comentou a conquista.

SONORA: Poliana Okimoto, maratonista aquática

“Eu mereci muito, porque eu lutei muito para estar aqui. Eu lutei muito por essa medalha. Os treinos que eu fiz foram impressionantes. Eu melhorei em tudo. Eu melhorei o meu aspecto psicológico. Hoje eu vim aqui curtir, eu estava curtindo cada momento.”

REPÓRTER: A segunda medalha desta segunda veio na ginástica artística masculina, com Arthur Zanetti, nas argolas. Arthur, especialista no aparelho, só ficou atrás do grego Eleftherios Petrounias, e garantiu a medalha de prata para o Brasil. Para o ginasta brasileiro, a torcida influenciou no bom desempenho.

SONORA: Arthur Zanetti, ginasta

“Maravilhoso. Eu acho que competir em casa tem esse lado positivo, ter a torcida à seu favor, e também pelo fato deles torcerem por todos os atletas, mas principalmente os da casa. Isso, para nós, dá uma energia bem maior.”

REPÓRTER: Ainda na ginástica artística, na modalidade trave, a brasileira Flávia Saraiva ficou com a quinta colocação. A holandesa Sanne Wevers ficou com a medalha de ouro. Lauren Hernandez, dos Estados Unidos, com a prata, e a favorita Simone Biles, também dos Estados Unidos, ficou com a medalha de bronze.

Alison Cerutti e Bruno Schmidt, dupla do vôlei de praia, estão na semifinal dos Jogos Rio 2016. A classificação veio após a vitória sobre os americanos Phillip Dalhausser e Nicholas Lucena, dois sets a um para os brasileiros. A partida pode ser considerada uma final antecipada, já que a dupla norte-americana era uma das favoritas ao pódio.

A seleção masculina de handebol perdeu a partida contra a Suécia na Arena do Futuro. Placar final de 30 a 19 para os suecos. Apesar do resultado ruim, a seleção brasileira passou de fase e está nas quartas de final da competição. O Brasil terminou a primeira fase das olimpíadas com duas derrotas, um empate e duas vitórias. Uma dessas vitórias contra a favorita Alemanha. Com a classificação para às quartas, o time masculino de handebol consegue um feito inédito nos Jogos Olímpicos.

A vitória contra a Nigéria nesta segunda-feira não foi suficiente para manter a seleção masculina de basquete nos Jogos Rio 2016. Mesmo vencendo a Nigéria por 89 a 69, o Brasil foi eliminado, isso porque a Argentina perdeu para a Espanha. Com a vitória, os espanhóis passaram o Brasil na classificação do grupo, deixando a equipe brasileira de fora da próxima fase.

No cliclismo, categoria Omiunm, o brasileiro Gideoni Monteiro terminou em décimo terceiro. O italiano Elia Viviani ficou com a medalha de ouro. A prata foi para o britânico Mark Cavendish e o bronze para Lasse Hansen, ciclista da Dinamarca.

Nesta terça-feira (16), jogo decisivo para o handebol feminino. As brasileiras enfrentam, pelas quartas de final, a seleção da Holanda às dez da manhã.

Às onze e cinco da manhã, Maila Machado compete nos cem metros com barreira no atletismo no Estádio Olímpico do Engenhão.

À uma hora da tarde, a seleção feminina de futebol, da craque Marta, enfrenta a Suécia pelas semifinais. Esse é o segundo encontro entre as seleções nestes Jogos Olímpicos. Na primeira partida, ainda pela fase de grupos, o Brasil venceu por 5 a 1.

O time masculino de pólo aquático tenta seguir fazendo história nas Olímpiadas. Para se manter na competição a equipe brasileira enfrenta a Croácia às três e dez da tarde pelas quartas de final.

Chance de ouro para o Brasil no boxe. Na final da categoria peso leve, Robson Conceição luta contra o francês Sofiane Oumiha às sete e quinze da noite.

O vôlei de praia do Brasil tem três semifinais para disputar. Às quatro da tarde, Larissa e Talita jogam contra as alemãs Laura Ludwig e Kira Walkenhorst. As cinco, Alison Ceruti e Bruno Schmidt jogam contra a dupla holandesa Alexander e Robert. Meia noite é a vez de Agata e Bárbara jogarem contra as norte americanas Kerri e April Ross.

Os Estados Unidos seguem em primeiro no quadro de medalhas com 26 medalhas de ouro, 22 de prata e 24 de bronze. Em segundo, a Grã Bretanha tem 16 medalhas de ouro, 17 de prata e 8 de bronze. A China vem em terceiro com 15 de ouro, 14 de prata e 17 de bronze. O Brasil está em trigésimo primeiro com uma de ouro, três de prata e quatro de bronze.

 

Reportagem, Raphael Costa

Receba nossos conteúdos em primeira mão.