Boletim de Notícias: Destaques desta terça-feira (23)

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

BOLETIM DE NOTÍCIAS: Perante crise política, Congresso Nacional se movimenta para votar reformas



POLÍTICA


Perante o vendaval político, uma das preocupações na base aliada do governo Temer, no Congresso Nacional, é a continuidade da votação das principais reformas, como as da Previdência e a trabalhista.


O senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), relator da reforma trabalhista na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, afirmou que vai apresentar o seu parecer final sobre o texto do projeto nesta terça-feira (23).


Já o cronograma da reforma da Previdência deverá sofrer atrasos em função da crise, avaliou o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.


E para a liderança do governo na Câmara dos Deputados, problema da crise do governo Temer está mais perto de ser revolvido.


ECONOMIA E FINANÇAS


Para o Conselho Federal de Economia, Cofecon, a solução para a recuperação da economia brasileira frente ao cenário de instabilidade política atual é a convocação de eleições diretas.


Lei de recuperação fiscal dos estados é publicada no Diário Oficial da União. A medida estabelece que os estados que tem um alto nível de endividamento ou que estão em situação de calamidade financeira, caso do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, possam suspender o pagamento das dívidas com a União por três anos.


E os altos juros
 são o principal motivo que impede empresários de investirem nos negócios, revela pesquisa. De acordo com o levantamento, quatro em cada dez dos empresários entrevistados, nunca recorreram a empréstimos e financiamentos por considerarem os juros muito altos.

Para o superintendente da CNDL e doutor em economia, Éverton Correia, isso retrai a economia do país e o consumidor deixa de ter acesso a bons produtos ou serviços.

Planos de saúde individuais e familiares terão aumento
 de até 13,5% na mensalidadeO aumento é mais que o triplo da inflação oficial pedida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), que costuma ser a base para esse tipo de reajuste. Para a professora especialista em saúde da UFRJ, Ligia Bahia, não há nada que justifique um aumento tão expressivo nas mensalidades.

BRASIL E EDUCAÇÃO


Inscritos no Enem já podem baixar aplicativo do exame.


Projeto na Câmara pretende corrigir "falhas" da Reforma do Ensino Médio.


Humor cearense é considerado
 patrimônio imaterial do estado.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.