BELÉM (PA): Revezamento da Tocha Olímpica chega a Belém nesta quarta (15)

161 pessoas vão participar do revezamento

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: No ano em que comemora seus 400 anos, Belém ganha um presente especial: o revezamento da Tocha Olímpica, que chega à cidade nesta quarta-feira (15). O evento começa ao meio dia, no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão.  Ao todo, 161 pessoas vão participar do percurso, que vai percorrer 32 quilômetros nas ruas da capital paraense.
 
Uma dessas pessoas é Manuel Sardinha. Quando tinha 47 anos, ele escolheu o atletismo para ganhar qualidade de vida e parar com o cigarro. Hoje, 12 anos depois, Manuel acumula mais de 14 títulos entre nacionais e internacionais na categoria. Por isso, foi um dos escolhidos para carregar a tocha.

SONORA: Manuel Sardinha, atleta
Então isso aí vai ficar marcado na minha vida. Eu nunca imaginei que eu tivesse essa oportunidade de carregar uma tocha, que é um símbolo internacional. Então, para mim, vai ser uma coisa muito importante que vai ficar marcado na minha carreira”.
 
REPÓRTER: O revezamento termina no Portal da Amazônia por volta das sete da noite, com uma programação cultural que vai contar com apresentações do grupo Trilhas da Amazônia, da banda AR15 e do músico Jorginho Gomes.  O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, lembra que a tocha reflete o espírito de união entre os povos.
 
SONORA: Leonardo Picciani – ministro do Esporte
 “É fundamental a participação de todos os brasileiros, em cada canto do país, em cada uma das nossas regiões, dando essa força criando esse sentimento, que é o sentimento que o espírito olímpico deve criar, de paz, amor e congraçamento”.
 
REPÓRTER: O Ministério do Esporte investiu 71 milhões de reais em 19 Centros de Iniciação ao Esporte (CIE) em 18 municípios. Belém vai receber dois CIEs. As unidades de Itaituba e Tucurui já estão em construção.
 
As federações paraenses de Judô, Taekwondo, Maratonas Aquáticas, Ginástica e Lutas Associadas também receberam investimentos para compra de equipamentos. Além disso, três atletas recebem o incentivo do Bolsa Podio, em um investimento de mais de 450 mil ao ano. Outros 101 atletas são patrocinados pelo Bolsa Atleta, em recursos que somam quase um milhão e meio de reais por ano.
 
Reportagem, Raphael Costa

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.