BELÉM: Magistrados abordam gerenciamento no Judiciário

O desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para o funcionamento das Unidades Judiciárias foram temas debatidos no Curso de Formação Inicial para Magistrados.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para o funcionamento das Unidades Judiciárias foram temas debatidos no Módulo Estadual do Curso de Formação Inicial para Magistrados, destinado aos novos juízes do Judiciário paraense. O juiz Álvaro José da Silva Souza comenta o aprendizado.

 
SONORA: Álvaro José da Silva Souza, juiz.
“Mostra para nós que estamos ingressando a necessidade de que o juiz precisa ir além dos livros, além das leis e da doutrina. Ele precisa conhecer da gestão, o que é muito importante para otimizar e ter um trabalho realmente eficiente, uma prestação jurisdicional eficiente”.
 
REPÓRTER: A palestra sobre Administração da Atividade Judiciária abordou ainda a gestão processual e o cumprimento das metas do Conselho Nacional de Justiça. O diretor do Fórum Cível de Belém, juiz Silvio César dos Santos, destaca a relevância do gerenciamento dos magistrados nas Unidades Judiciárias.
 
SONORA: Diretor do Fórum Cível de Belém, juiz Silvio César dos Santos.
“Passar a ideia a eles que hoje, o magistrado, ele é o gestor da sua Unidade Judiciária, tanto gestão de gabinete como gestão de secretaria, não só a nível de processo, mas a nível também de servidores. Hoje, o Poder Judiciário trabalha com resultados. Nós temos que julgar os processos e julgar mais do que aqueles feitos que entram”.
 
REPÓRTER: O Módulo Estadual do curso de formação para magistrados do Tribunal de Justiça do Pará, que ocorre no Fórum Cível de Belém, também abordará Psicologia Judiciária e decisões administrativas.
 
Reportagem, Thamyres Nicolau
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.