REPÓRTER: Crianças e adolescentes do abrigo Espaço de Acolhimento Recomeçar receberam 100 livros de literatura infanto-juvenil da Biblioteca Desembargador Antônio Koury. A iniciativa é parte do projeto “Alegria de ser criança” realizada por todo o mês de outubro, em alusão ao dia das crianças. A coordenadora do abrigo Terezinha Santana conta que as crianças atendidas no espaço têm a possibilidade de construir conhecimento por meio da leitura.
SONORA: Coordenadora Terezinha Santana
“São crianças e adolescentes que às vezes estavam fora do processo formal de educação. Dentro de um espaço de acolhimento, entre as diversas a atividades que se faz, se procura também um incentivo a leitura. Nós estamos criando uma mini biblioteca . Hoje com que nós estamos recebendo do TJ, a gente ver como um grande facilitador de está possibilitando um número maior de exemplares para que essa criança e esse adolescente ele busque através da leitura conhecimento.”
REPÓRTER: A maioria das crianças e adolescentes atendidas no abrigo possui histórico de violência doméstica, abuso sexual e negligência familiar. Terezinha explica que o atendimento prioritário é feito pelo Conselho Tutelar e depois a criança é encaminhada para o acolhimento para a realização do estudo diagnóstico que tem a finalidade de descobrir o motivo da violência com uma equipe de psicólogos, pedagogos e assistentes sociais.
SONORA: Coordenadora Terezinha Santana
“Quando a criança chega à gente faz o estudo diagnóstico, são crianças que vem encaminhadas direto do conselho tutelar, ainda sem guia de acolhimento. Ela chega e é feito um estudo, uma escuta da criança, da família, para verificar qual foi a situação que demandou o acolhimento.”
REPÓRTER: A leitura ajuda na criatividade, na comunicação e na construção de valores. A bibliotecária Elaine Ribeiro destaca que a leitura é uma forma de amenizar o momento triste que a criança que chega ao abrigo está passando.
SONORA: Bibliotecária Elaine Ribeiro
“ A leitura é muito importante para criança, nós vemos a necessidade de que essas crianças tenham contato com esse material e o abrigo é um espaço muito carente de tudo, então a leitura é um modo de transportar para um outro lugar, que não só aquele lugar fechado do abrigo. Então, por isso a gente tem esse interesse de incentivar a leitura principalmente para essas crianças.
REPÓRTER: A doação foi realizada pelo Departamento de Documentação e Informação
Reportagem, Marcela Coelho