BAHIA: Deficiente visual vai conduzir a tocha olímpica em Salvador nesta terça-feira (24)

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A tocha olímpica chega a Salvador nesta terça-feira (24), às dez e meia da manhã. O símbolo vai marcar um momento único na vida de João Bosco Santa Rosa, que tem 61 anos e é cego desde que nasceu. João será um dos 153 condutores da chama, que vai percorrer 35 quilômetros na capital baiana.
 
SONORA: João Bosco Santa Rosa, condutor da tocha olímpica
“Um privilégio muito grande para mim, estar fazendo a história da cidade de Salvador e, ao mesmo tempo, mostrando para a sociedade – posso dizer até do mundo, porque não é uma coisa só do Brasil – que a inclusão é possível. É um momento que eu me sinto como um condutor. Porque com luz você está clareando todo o espaço que está em torno de si e, simbolicamente, está clareando também a ideia das pessoas”.
 
REPÓRTER: O percurso por Salvador começará no Largo do Pelourinho, onde a banda de percussão Olodum vai se apresentar. Na Cidade Baixa, a primeira parada vai ser no Mercado Modelo, onde uma roda de capoeira e um trio nordestino vão recepcionar o comboio que segue com a chama. Depois, a tocha vai até Largo dos Mares, com a apresentação da Orquestra dos Pandeiros.
 
Para o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Álvaro Gomes, a passagem do símbolo pela cidade vai contribuir para estimular o esporte como um fator de inclusão social.
 
SONORA: Álvaro Gomes, secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes da Bahia
“Sem dúvida nenhuma será um evento da mais alta qualidade, da mais alta importância para os baianos e para os brasileiros. Isso vai ajudar, vai contribuir muito para criar o clima olímpico em nosso estado que, junto com outras atividades, outras ações, vai efetivamente estimular o esporte como um fator de inclusão social, de desenvolvimento humano. Portanto, é um evento histórico em uma cidade histórica”.
 
REPÓRTER: O segundo trecho do revezamento, previsto para as duas da tarde, vai começar na Avenida Paralela e seguirá até o Jardim Armação, com apresentações da Banda Quabales e do Minitrio Garampiola. O terceiro trecho acontece no Farol da Barra e começa às seis da tarde. Depois de percorrer todo o percurso, os músicos Thiaguinho, Jota Quest e Jammil vão se apresentar para o público. 
 

Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.