REPÓRTER: Prata em Sidney no revezamento 4x100, André Domingos e Claudinei Quirino escolheram Presidente Prudente para morar. Inspirada nos medalhistas olímpicos, a cidade é um grande celeiro para novos atletas, como o velocista Bruno Lins, que pertence a uma nova geração do atletismo nacional. Neste ano, Lins vai representar o Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, no revezamento 4x400 e 4x100 masculino.
André, Claudinei e Bruno têm em comum a moradia fixa em Presidente Prudente, primeira cidade do estado de São Paulo no roteiro da Chama Olímpica. E os três também participaram da cerimônia de revezamento da Tocha, na última segunda-feira (27.06), nas principais ruas do município.
Em Presidente Prudente, o medalhista olímpico, André Domingos idealizou o Instituto Velozes em Ação, que incentiva a prática de esporte em colégios públicos na cidade. O ex-atleta acredita que o município e o Brasil vão ser bem representados nos Jogos Rio2016.
SONORA: André Domingos, ex-atleta
“Mais uma vez, a gente vai estar representando muitas pessoas que gostam do esporte, que curtem os esportes olímpicos. A gente vai estar representando não só uma cidade, mas o país inteiro. Presidente Prudente é privilegiada porque possui dois medalhistas olímpicos. A gente vai estar representando toda uma nação”.
REPÓRTER: Com toda a família morando em Presidente Prudente, Bruno Lins acredita que a tranquilidade da cidade ajuda na formação de novos atletas.
SONORA: Bruno Lins, velocista
“A cidade é muito boa. Quem vive aqui, quem mora aqui sabe. Eu estou aqui desde 2007 e já me considero prudentino. Minha esposa é prudentina, minhas filhas também. E a tranquilidade da cidade. Isso é muito bom. A energia pode ser de que alguma forma, os ventos podem soprar um pouco mais positivos para gente correr ainda mais rápido”.
REPÓRTER: Bruno é um dos contemplados com o Bolsa Pódio, programa do Ministério do Esporte, que ajuda financeiramente o atleta com condições de medalha nos Jogos Rio 2016. Além de Bruno, outros 18 atletas na cidade recebem o Bolsa Atleta. O Ministério do Esporte também firmou parceria com a Universidade Estadual Paulista, a Unesp, para reforma do centro de atletismo da instituição que conta com pista oficial com investimento de mais de 11 milhões de reais.
Reportagem, Michelle Abílio