AGRONEGÓCIOS: Preço das frutas tem queda em abril; já hortaliças têm aumento

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O mês de abril terminou com uma boa notícia para o orçamento das famílias brasileiras: as frutas ficaram mais baratas.  De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento, a Conab, o preço da laranja, da melancia e da maçã caiu em oito dos nove mercados analisados. Em Curitiba, no Paraná, por exemplo, a laranja ficou 21,40 por cento mais barata e o quilo é comercializado a 1 real e 69 centavos. Em São Paulo, a laranja teve queda de 20,49 por cento no preço, vendida a dois reais e um centavo.  O gerente de Modernização do Mercado Hortigranjeiro da Conab, Erik Farias, explica o porquê dessa diminuição nos preços.
 
TEC./SONORA: Erick Farias, gerente de Modernização do Mercado Hortigranjeiro da Conab
 
“Dentre as frutas, laranja, mamão e melancia, por conta da boa oferta e da entrada das novas safras – tanto de laranja, quanto de melancia – vindas lá de Uruana, em Goiás, continuam abastecendo bem o mercado. Essas três principais frutas apresentaram redução de preços.”
 
LOC.: Apesar da diminuição no preço das frutas, o preço das hortaliças aumentou no mês no passado. O tomate, a batata e a cebola registraram uma menor oferta na produção, por causa do fim da Safra das Águas. Isso fez com que o preço dos produtos aumentasse no atacado. O lugar onde o tomate teve maior elevação no preço foi na Ceasa Minas, com aumento de 42,58 por cento preço, vendido a 2 reais e 4 centavos.
 
Ao contrário das demais hortaliças, a cenoura ficou mais barata. O quilo na Ceasa Brasília teve queda de 10,55 por cento no preço, vendido 1 real e 38 centavos. Em Goiânia, a cenoura ficou 9 por cento mais barata, vendia a 1 real e 41 centavos o quilo.
 
O levantamento da Conab considerou os principais entrepostos localizados nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Goiás, Pernambuco e Ceará, além do Distrito Federal.
 

 

Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.