TERESINA (PI): Tocha Olímpica percorre as ruas da cidade nesta sexta-feira (10)
REPÓRTER: A Tocha Olímpica termina a passagem pelo Piauí nesta sexta-feira (10), quando estará em Teresina. O início do revezamento está previsto para seis horas da tarde, na Avenida Presidente Kennedy. O trajeto, de 17 quilômetros, tem como último local a Ponte Estaiada.
Ao todo, 15 pessoas vão participar do revezamento do maior símbolo dos Jogos Olímpicos. O capoeirista Albino de Brito é um dos personagens desse momento histórico. Há quase 40 anos, ele desenvolve atividades ligadas à luta brasileira. Mestre do grupo Escravos Brancos, Albino já deu cursos sobre o esporte em países como Dinamarca e Portugal, além de ganhar campeonatos regionais e nacionais. Com 66 anos, o policial aposentado comenta a importância das Olimpíadas e diz torcer para que o real significado dos jogos não seja esquecido.
SONORA: Albino Brito, mestre capoeirista
“Que as pessoas façam entender a importância dos Jogos Olímpicos, desde a época antiga até chegar aos dias atuais. Eu só posso agradecer a Deus por isso, eu estou muito ansioso para chegar a hora, eu sei da importância do que é correr com a tocha por merecimento, quando você fez algo pelo esporte”.
REPÓRTER: Para garantir a logística do revezamento, 234 agentes de trânsito vão estar mobilizados na cidade. A partir das cinco horas da manhã, não será permitido estacionar nas ruas Barroso, Coelho Rodrigues, Senador Teodoro Pacheco e Areolino de Abreu. Para celebrar o evento, seis pontos da cidade vão receber apresentações culturais, como dança e música. Avenida Frei Serafim, Praça Pedro II, Palácio da Cidade, Parque Lagoas do Norte, Teatro do Boi e o estacionamento da Ponte Estaiada são os locais escolhidos. Para o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, a união entre os brasileiros vai traduzir o verdadeiro sentimento dos Jogos Olímpicos.
SONORA: Leonardo Picciani, ministro do Esporte
“É fundamental a participação de todos os brasileiros, em cada canto do país, em cada uma das nossas regiões, dando essa força, criando esse sentimento, que é o sentimento que o espírito olímpico deve criar, de paz, amor e congraçamento.”
REPÓRTER: Além das celebrações, um legado dos Jogos Olímpicos vai ficar em Teresina. A capital tem o Centro de Iniciação ao Esporte mais adiantado do país, com 40% das obras já construídas. A unidade esportiva recebeu investimento de mais de três milhões e meio de reais do Ministério do Esporte. Além disso, uma parceria entre o ministério e a Universidade Federal do Piauí resultou em uma pista de atletismo na capital piauiense. Para isso foram destinados quase nove milhões de reais.
Reportagem, Raphael Costa