TERESINA (PI): Tocha Olímpica percorre as ruas da cidade nesta sexta-feira (10)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A Tocha Olímpica termina a passagem pelo Piauí nesta sexta-feira (10), quando estará em Teresina. O início do revezamento está previsto para seis horas da tarde, na Avenida Presidente Kennedy. O trajeto, de 17 quilômetros, tem como último local a Ponte Estaiada.
 
Ao todo, 15 pessoas vão participar do revezamento do maior símbolo dos Jogos Olímpicos. O capoeirista Albino de Brito é um dos personagens desse momento histórico. Há quase 40 anos, ele desenvolve atividades ligadas à luta brasileira. Mestre do grupo Escravos Brancos, Albino já deu cursos sobre o esporte em países como Dinamarca e Portugal, além de ganhar campeonatos regionais e nacionais. Com 66 anos, o policial aposentado comenta a importância das Olimpíadas e diz torcer para que o real significado dos jogos não seja esquecido.
 
SONORA: Albino Brito, mestre capoeirista
“Que as pessoas façam entender a importância dos Jogos Olímpicos, desde a época antiga até chegar aos dias atuais. Eu só posso agradecer a Deus por isso, eu estou muito ansioso para chegar a hora, eu sei da importância do que é correr com a tocha por merecimento, quando você fez algo pelo esporte”.
 
REPÓRTER: Para garantir a logística do revezamento, 234 agentes de trânsito vão estar mobilizados na cidade. A partir das cinco horas da manhã, não será permitido estacionar nas ruas Barroso, Coelho Rodrigues, Senador Teodoro Pacheco e Areolino de Abreu. Para celebrar o evento, seis pontos da cidade vão receber apresentações culturais, como dança e música. Avenida Frei Serafim, Praça Pedro II, Palácio da Cidade, Parque Lagoas do Norte, Teatro do Boi e o estacionamento da Ponte Estaiada são os locais escolhidos. Para o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, a união entre os brasileiros vai traduzir o verdadeiro sentimento dos Jogos Olímpicos.
 
SONORA: Leonardo Picciani, ministro do Esporte
 “É fundamental a participação de todos os brasileiros, em cada canto do país, em cada uma das nossas regiões, dando essa força, criando esse sentimento, que é o sentimento que o espírito olímpico deve criar, de paz, amor e congraçamento.”
 
REPÓRTER: Além das celebrações, um legado dos Jogos Olímpicos vai ficar em Teresina. A capital tem o Centro de Iniciação ao Esporte mais adiantado do país, com 40% das obras já construídas. A unidade esportiva recebeu investimento de mais de três milhões e meio de reais do Ministério do Esporte. Além disso, uma parceria entre o ministério e a Universidade Federal do Piauí resultou em uma pista de atletismo na capital piauiense. Para isso foram destinados quase nove milhões de reais.
 
Reportagem, Raphael Costa

Receba nossos conteúdos em primeira mão.