TECNOLOGIA: Saiba quais são as vantagens das lâmpadas de LED

  • Repórter
  • Data de publicação:
  • Atualizado em:

LOC.: As tradicionais lâmpadas incandescentes por muito tempo tomaram conta das casas dos brasileiros, mas esse cenário mudou. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Iluminação, a Abilux, as lâmpadas de LED vêm ganhando lugar na casa dos brasileiros desde 2014, quando as incandescentes foram proibidas de serem comercializadas pelo Inmetro.
 
Segundo o engenheiro eletricista, Edson Suguino, mesmo com o aumento da venda das luzes de LED, as pessoas ainda ficam em dúvida sobre se vale a pena substituir as lâmpadas antigas. Uma das vantagens que o engenheiro destaca é a durabilidade dessas lâmpadas. A vida útil do produto é de aproximadamente 25 mil horas. Já uma fluorescente, que é outra opção de lâmpada muito utilizada pelo brasileiro, possui durabilidade de apenas seis mil horas. Além da economia de energia, Edson Suguino destaca que outro ponto forte da LED é o design moderno e funcional.
 
TEC./SONORA: Edson Suguino, engenheiro eletricista
 
“As LEDS são muito versáteis hoje em dia, você tem a LED para decoração, que são fitas de LED até com cores diferentes de LED, mas elas podem iluminar tanto ambientes pequenos, como ambientes mais amplos. Então, ela substitui com vantagens outros tipos de lâmpadas”.
 
LOC.: A popularização deste tipo de lâmpada também pode contribuir para deixá-la mais barata. Atualmente, uma lâmpada fluorescente custa em média dois reais a menos que uma LED. O engenheiro eletricista Edson Suguino explica que o consumidor deve se atentar na hora de escolher o melhor produto.
 
TEC./SONORA: Edson Suguino, engenheiro eletricista
 
“Lâmpadas LED no Brasil tem que ser normatizadas, então, a partir de agosto não pode ter lâmpada na loja sem o selo do Inmetro. Então, o consumidor olhando o ticket consegue identificar ou comparar um fabricante com o outro para saber qual é mais eficiente ou menos eficiente e saber quanto que vai pagar por cada uma delas”.  
 
LOC.: O engenheiro também afirma que a lâmpada de LED não oferece risco algum para a saúde das pessoas. Diferentemente de outros produtos, como as fluorescentes, as lâmpadas LEDS não têm mercúrio em sua composição. Além disso, essa tecnologia converte energia apenas em luz. Ou seja, não transmite calor, nem raios ultravioletas ou infravermelhos para o ambiente.
 
Reportagem, Juliana Gonçalves