Data de publicação: 11 de Agosto de 2015, 10:37h, Atualizado em: 17 de Julho de 2020, 18:30h
REPÓRTER: No começo deste ano, o enfermeiro de Augusto César procurou a Justiça para regularizar o reconhecimento de paternidade por meio do programa “Pai Presente”, que estimula o reconhecimento voluntário. Augusto César destaca a importância deste programa.
SONORA: Augusto César, enfermeiro
"Esse programa faz com que se regularize esse problema. Os problemas que existiram antes de brigas familiares, discussões, desavenças com relação à paternidade. Hoje é mais conscientizado a coisa pra ser o lado social e emocional na verdade mais regular."
REPÓRTER: O programa Pai Presente do Conselho Nacional de Justiça, o CNJ, que facilita o reconhecimento de paternidade no país e já possibilitou mais de 40 mil reconhecimentos espontâneos, completa cinco anos de existência e tem sido coordenado pelas Corregedorias dos Tribunais de Justiça. No Pará, a Casa de Justiça e Cidadania, instalada pelo Tribunal de Justiça do Pará, tem realizado muitas ações e centenas de exames de DNA que são realizados por pessoas previamente cadastradas. São vários os serviços ofertados gratuitamente pela Casa de Justiça e Cidadania, como ressalta a juíza Antonieta Miléo.
SONORA: Antonieta Miléo, juíza
“A gente tem um leque de serviços para oferecer aos jurisdicionados e temos também o atendimento do projeto pai presente, que é um atendimento também diário em que as pessoas podem ir lá, e quem não reconhecer espontaneamente a paternidade pode entrar no programa para fazer o DNA, para ter a certeza ou não da paternidade.”
REPÓRTER: Entre 2013 e 2015, a Casa de Justiça e Cidadania já realizou mais de sete mil atendimentos e ajudou a solucionar mais de quinhentos conflitos de forma pacifica, evitando assim ações judiciais. Os divórcios consensuais realizados pela Casa de Justiça já definiram a situação civil de mais de cento e quarenta casais. A Casa de Justiça e Cidadania está localizada na Avenida Almirante Barroso, número 2380. Outras informações sobre os vários serviços da Casa de Justiça por meio do telefone 3131-1600. A Casa de Justiça funciona de segunda a sexta-feira, de oito da manhã às duas da tarde.
Reportagem, Storni Jr