SÃO LUÍS (MA): Doações de sangue caem na capital em 2017
Diferença no comparativo com 2016 chega a 16%
LOC.: Marinete da Cunha é empregada doméstica, 47 anos, e mora no bairro Parque Timbiras, em São Luís. No ano de 2001, um tio dela precisou realizar transfusões sanguíneas. Para atender ao pedido, Marinete fez a doação junto com os irmãos. Até hoje, Marinete regularmente faz doações de sangue. Ela conta sobre a experiência de ser uma doadora constante.
TEC./SONORA: Marinete da Cunha, empregada doméstica.
“Eu acho de uma importância muito grande, pois estou salvando vidas. Tem muitas pessoas que precisam. Muitos amigos meus que eu convido, mas que acabam dizendo: ‘Não vou tirar meu sangue, pois vou ficar fraco e etc.’ e eu digo que não é nada disso. Não dói, nós não ficamos fracos, porque quando vamos lá doar, eles informam como funciona. No dia que a gente doa não pode fazer esforço, não podemos abaixar a cabeça, nos hidratando. Eu nunca me senti mal depois de doar, e sempre que eu puder doar eu vou, até quando eu ficar velhinha.”
LOC.: Ações como a de Marinete estão em falta em São Luís. Segundo a coordenadora de captação da unidade de São Luís, Socorro Ferreira, 2017 vem registrando quedas na quantidade de doações de sangue. Em abril atingiu a maior diferença, 16% a menos em comparação ao mesmo período do ano passado. Ela detalha a situação em que o estoque de sangue da capital se encontra.
TEC./SONORA: Socorro Ferreira, coordenadora da unidade em São Luís.
“Nós estamos com o estoque crítico. Isso quer dizer: nós estamos com um estoque abaixo do mínimo indispensável para três dias. Ou seja, para atender a demanda transfusional durante três dias, que é o mínimo que se espera em termos de hemocomponentes disponíveis em estoque.”
LOC.: Para doar sangue é preciso pesar mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, boa saúde e vontade de ajudar a salvar vidas. Para menores de 18 anos é necessária autorização dos pais ou responsáveis. A unidade do Hemonúcleo de São Luís fica na Rua 5 de Janeiro, na Jordoa. Funciona das oito da manhã às seis da tarde. Para mais informações sobre a unidade ligue no 3216-1128. Repetindo 3216-1128. Doe sangue regularmente e ajude a salvar vidas. Mais informações sobre doação de sangue acesse: saude.gov.br/doesangue.