SANTARÉM (PA): Tocha Olímpica chega a cidade nesta sexta-feira (17)

Percurso vai ser dividido em duas partes

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Segunda e última cidade do Pará a receber a receber o maior símbolo dos Jogos Olímpicos, Santarém prepara o revezamento da Tocha Olímpica, que desembarca na cidade às nove da manhã e vai ser dividido em duas partes.A primeira começa por volta de onze horas da manhã na Vila Balneária de Alter do Chão. A tocha vai sair da Travessa Copacabana, percorrer as ruas da vila até chegar ao Mirante da Ilha. Em uma embarcação da Marinha, o símbolo vai até o encontro dos rios Amazonas e Tapajós e depois levado para o Terminal Fluvial de Tapajós. A partir daí, começa a segunda parte do trajeto, desta vez na cidade, por volta das quatro da tarde. A chama vai percorrer as ruas do município até chegar a Praça Barão de Santarém. Ao todo, o percurso tem 20 quilômetros, divididos entre 100 pessoas que vão participar do revezamento. Pedro Carvalho, 33 anos, é um dos felizardos que vai ter seu momento na história olímpica. Pedro pratica handebol há 19 anos e hoje disputa o campeonato estadual da modalidade. Ele afirma que poder participar de um momento como esse é um privilégio.
SONORA: Pedro Carvalho – atleta handebol
“Nós entendemos que é uma honra, tendo em vista que temos uma quantidade de 200 milhões de habitantes no país, e eu ser escolhido como um representante para se deslocar com esse símbolo Olímpico é um enorme prazer”
REPÓRTER: A Tocha Olímpica chega a praça Barão de Santarém por volta das sete da noite, porém, desde as quatro da tarde, no local, show com atrações culturais vão animar os espectadores do evento. Para o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, o verdadeiro sentimento Olímpico vai ser traduzido na união entre os brasileiros.
SONORA: Leonardo Picciani – ministro do Esporte
 “É fundamental a participação de todos os brasileiros, em cada canto do país, em cada uma das nossas regiões, dando essa força criando esse sentimento, que é o sentimento que o espírito olímpico deve criar, de paz, amor e congraçamento”.
 
REPÓRTER: Para fortalecer o esporte no Pará, o Ministério do Esporte investiu 71 milhões de reais em 19 Centros de Iniciação ao Esporte (CIE) em 18 municípios. As unidades de Itaituba e Tucurui já estão em construção.
 
As federações paraenses de Judô, Taekwondo, Maratonas Aquáticas, Ginástica e Lutas Associadas também receberam investimentos para compra de equipamentos. Além disso, três atletas recebem o incentivo do Bolsa Pódio, em um investimento de mais de 450 mil ao ano. Outros 101 atletas são patrocinados pelo Bolsa Atleta, em recursos que somam quase um milhão e meio de reais por ano.
 
Reportagem, Raphael Costa
 

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.