RIO2016: Região do Maracanã vai ter alterações no trânsito durante Olimpíadas

210 agentes vão garantir as intervenções 

  • Repórter
  • Data de publicação:
  • Atualizado em:

REPÓRTER: Palcos das cerimônias de abertura, encerramento e dos jogos de futebol e vôlei, Maracanã e Maracanãzinho vão ser dois complexos esportivos de destaque durante os Jogos Rio 2016. Para garantir a organização e o fluxo de espectadores durante os eventos, a Prefeitura do Rio de Janeiro vai fazer mudanças no trânsito do bairro. 
 
Ao todo, 210 controladores da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro, a CET-Rio, e agentes da Guarda Municipal vão trabalhar para garantir o funcionamento das mudanças, que incluem bloqueio de vias e a proibição de estacionamento em determinadas ruas. O Maracanãzinho vai receber os jogos de vôlei entre os dias 6 e 21 de agosto.
 
A partir do dia 3, a Avenida Professor Eurico Rabelo, a Rua Visconde de Itamarati, entre a São Francisco Xavier e a Professor Eurico, Rua Isidoro de Figueiredo, Artur Menezes e Conselheiro Olegário estarão interditadas das seis da manhã a uma da manhã do dia seguinte. Também será proibido o estacionamento nessas vias e na pista lateral da Radial Oeste, ao lado da Uerj no sentido Centro.
 
A orientação para os motoristas que forem ao bairro de Vila Isabel é seguir pela Rua Felipe Camarão. Para o Maracanã, também estarão interditadas as vias: Avenidas Maracanã e Professor Manoel de Abreu nos dois sentidos, os Viadutos Oduvaldo Cozzi e São Cristóvão e as ruas Mata Machado, Waldir Amaral e São Francisco Xavier. Os bloqueios vão funcionar em dois períodos. Nos dias 16 e 17 de agosto, das dez da manhã às cinco da tarde, e nos dias 19 e 20 de agosto, das duas da tarde às dez da noite.
 
Também está proibido estacionar, a partir das cinco da tarde do dia 15 de agosto, nas ruas Luiz Gama, Ibituruba, José Eugenio, General Herculano, Engenheiro Enaldo Cravo Peixoto, José Eugênio e na Avenida Paula Sousa, do lado esquerdo.
 
O secretário executivo de Coordenação do Governo do Rio de Janeiro, Rafael Picciani, afirma que, apesar das mudanças nas vias, o funcionamento dos sistemas de transportes públicos não vai ser alterado.
 
SONORA: Rafael Picciani- secretário executivo de Governo
“O sistema que a cidade possui de transportes estará intacto. Ele será absolutamente mantido à disposição da população que hoje o utiliza. Então, todos os serviços e as linhas que a cidade do Rio possu estarão mantidos, exatamente para que a gente possa ter a presença dos Jogos Olímpicos, mas manter a possibilidade dos deslocamentos do carioca no seu dia-a-dia”.
 
REPÓRTER: Pela proximidade ao local de competição, os pontos de ônibus na Avenida Maracanã, próximo a estátua Bellini, e o da Avenida Manoel de Abreu, próximo ao portão três da UERJ, não estarão funcionando.A Secretaria de Transportes Municipal aconselha os moradores da região a evitarem circular de carro pela região. A população que mora nas proximidades e que possuem vagas de garagem deve utilizar as ruas General Canabarro e Luiz Gama.
 
A secretaria também aconselha a população a dar preferência ao transporte público, além de planejar os deslocamentos pela cidade. Os pedestres deverão atravessar apenas os locais indicados pela sinalização.
 
Reportagem, Raphael Costa