RIO2016: Equipe brasileira é destaque em torneio de atletismo paralímpico

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Último evento-teste antes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, o Open Internacional de Atletismo Paralímpico, realizado no Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro, foi um sucesso para a equipe brasileira. A seleção de atletismo paralímpico terminou a competição na liderança do quadro geral de medalhas, com 124 premiações, sendo 49 de ouro.
 
Durante os quatro dias de evento, encerrado neste sábado, dia 21, os mais de 300 atletas de 23 países disputaram medalhas em várias modalidades, inclusive com a quebra de dois recordes mundiais. Um deles, batido pelo brasileiro Daniel Tavares, nos 400 metros na classe T20, para pessoas com deficiência intelectual. Daniel superou o antigo recorde, que também era dele, em quase cinco décimos de segundo, após terminar a prova em 47 segundos e 48 centésimos.
 
Medalha de ouro em Londres, em 2012, o brasileiro Alan Fonteles conquistou duas medalhas no Open Internacional. Ele venceu as provas de atletismo na classe T44, para amputados, nos 100 metros e nos 200 metros. Fonteles comemorou o resultado e disse que ainda pode evoluir até a chegada dos Jogos Paralímpicos.
 
SONORA: Alan Fonteles, atleta paralímpico
“É uma marca que, com o treinamento que eu estou fazendo, eu acho que já consigo correr melhor que isso. É questão mesmo de estar bem preparado. O pico que meu treinador colocou é setembro. Então, lá eu tenho que estar bem. Mas é lógico, degrau por degrau, e melhorando as minhas marcas até chegar às Paralímpiadas. Mas já foi um bom começo de temporada”.
 
REPÓRTER: O evento-teste também serviu para a avaliação dos atletas sobre a capacidade de o Engenhão atender às exigências das Paralímpiadas. Para o coordenador-técnico de Atletismo do Comitê Paralímpico Brasileiro, a estrutura do estádio foi aprovada.
 
SONORA: Ciro Winckler, coordenador-técnico de atletismo do CPB
“A estrutura está muito interessante. Primeiro, é um legado de 2007 [Jogos Pan-Americanos] que fizeram aqui, uma melhoria da estrutura, e está muito interessante. A pista interna está fantasticamente veloz. A pista de aquecimento está com os detalhes finais, mas, com certeza, ela vai estar totalmente preparada para os Jogos Paralímpicos e, óbvio, para os Jogos Olímpicos”.
 
REPÓRTER: O Open Internacional de Atletismo Paralímpico foi o último evento-teste antes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. No entanto, ainda estão previstos mais dois testes de percurso no Velódromo do Parque Olímpico da Barra. A obra deve ser entregue em breve. Os testes serão no final de junho, para as modalidades de ciclismo e paraciclismo de pista.
 
Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.