RIO 2016: Encontro na Casa de Portugal celebra o esporte entre as nações de língua Portuguesa
Espaço estará aberto até o dia 22 de agosto
REPÓRTER: A Casa de Portugal realizou, na noite desta terça-feira (9), um encontro para celebrar o esporte entre as nações lusófonas. O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, participou da reunião, ao lado de outras autoridades de países lusófonos, como o ministro da Educação e Esporte de Portugal, Thiago Brandão, o presidente do Comitê Olímpico Português, José Manuel Constantino, o ministro da Juventude e Desportos da Angola, Gonçalves Muandumba. O ministro Picciani ressaltou que um dos grandes patrimônios do Brasil é a língua portuguesa.
SONORA: Ministro do Esporte, Leonardo Picciani
“É um evento bastante simbólico para celebrar a união dos países de língua portuguesa. O Brasil é um país continental, com mais de 200 milhões de habitantes e que fala a mesma língua de norte a sul, de leste a oeste. Um dos grandes patrimônios do povo brasileiro é a sua língua. Então, nos agradecemos muito esse convite para celebrarmos a língua portuguesa e também o esporte”.
REPÓRTER: A atleta portuguesa Telma Monteiro, que na segunda-feira (8) conquistou medalha de bronze no judô, na categoria até 57 quilos era convidada de honra do evento na Casa de Portugal. Para o ministro português de Educação e Esporte, Thiago Brandão, os Jogos Olímpicos Rio 2016 vão ficar marcados na história do esporte mundial.
SONORA: Thiago Brandão, ministro da Educação e Esporte de Portugal
“Os jogos Rio2016 vão ficar para a história com o sabor especial do Brasil, com o sabor especial do Rio de Janeiro e, acima de tudo, com o sabor especial da lusofonia”.
REPÓRTER: Localizada no Navio-Escola Sagres, atracado na Região Portuária do Rio de Janeiro, a Casa de Portugal é o espaço do país durante os Jogos Rio 2016. O espaço está aberto ao público até o dia 22 de agosto. A embarcação, de quase 90 metros de comprimento, já visitou mais de 160 portos, em 60 países. O acesso ao navio é feito pela ponte que liga a Orla Conde à Ilha das Cobras.
Com a colaboração de João Paulo Machado, reportagem Raphael Costa