RIO 2016: Atletas militares recebem recursos para as Olimpíadas

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Os atletas militares brasileiros receberam nesta terça-feira (17) mais um reforço na preparação para os Jogos Olímpicos 2016. O Ministério do Esporte repassou mais de um milhão e 500 mil reais à Comissão Desportiva Militar do Brasil, do Ministério da Defesa. As duas pastas são parceiras no desenvolvimento do esporte civil e militar no país. Entre as ações conjuntas, se destacam o Programa de Incorporação de Atletas de Alto Rendimento, o investimento em unidades militares e o programa social Segundo Tempo/Forças no Esporte. 
 
A judoca brasiliense Erika Miranda, medalha de ouro no Pan-Americano de Toronto, é atleta da Marinha. Ela comenta que os investimentos federais são importantes não apenas para as Olimpíadas, mas também para o esporte como um todo.
 
SONORA: Erika Miranda, judoca
“Foi um casamento perfeito. Porque muitos atletas que não têm tanto investimento, muitas modalidades ainda que não aparecem com tanta expressão, agora têm um tipo de incentivo também militar. Em contrapartida, a gente também compete nos Jogos Mundiais Militares, no Campeonato Mundial Militar... e os resultados melhoraram bastante”.
 
REPÓRTER: Segundo o Comitê Olímpico do Brasil (COB), dos 166 atletas brasileiros classificados para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, 79 são militares que integram o Programa de Incorporação de Atletas de Alto Rendimento. Além da ação que beneficia diretamente os militares, o Ministério do Esporte também investe mais de R$ 145 milhões na construção, reforma e adaptações de unidades militares no Rio de Janeiro. As instalações vão servir de locais de treinamento para a delegação nacional e as estrangeiras durante as Olimpíadas.
 
Reportagem, Michelle Abílio
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.