PORTO ALEGRE (RS): Índice de infestação do mosquito da Dengue é moderado e precisa de atenção
A capital já registra mais de 300 casos de Dengue que foram contraídas na própria cidade. Por isso, o mais importante é sempre ficar atento aos focos do mosquito que existem dentro de casa, como lembra a subsecretária de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul, Marilina Bercini.
LOC: O índice medido em Porto Alegre é obtido a partir do monitoramento semanal em 935 armadilhas que existem nos 31 bairros que mais registraram casos de pessoas com Dengue. O objetivo da Secretaria é capturar as fêmeas adultas do mosquito, que são as transmissoras da Dengue, Zika e Chikungunya, para perceber como está a situação de infestação na cidade.
O índice pode ser satisfatório, moderado, alerta ou crítico, dependendo do número de fêmeas coletadas no total das armadilhas. Como a taxa da cidade, em dezembro, não é satisfatória, é preciso manter a atenção para possíveis recipientes com água parada.
Para saber mais sobre como você pode se prevenir das doenças transmitidas pelo mosquito, acesse:saude.gov.br/combateaedes.