PIAUÍ: Sua prefeitura pode fazer mais pelas crianças e adolescentes

Nos próximos quatros anos, os municípios inscritos deverão melhorar a oferta e a qualidade dos serviços prestados

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: O rendimento escolar da estudante Ellane Rodrigues, de 16 anos, melhorou depois que ela começou a participar de um projeto no município de Buriti dos Montes. O Projeto Jasmin, que vincula os estudos com atividades como capoeira, hip hop e balé, é uma ação local que busca diminuir a evasão escolar. A iniciativa é apoiada pelo Selo UNICEF, metodologia que estimula e reconhece melhorias em politicas públicas direcionadas a crianças e adolescentes. Ellane explica que o projeto deu certo porque houve envolvimento entre escola, família e alunos.

TEC./SONORA:
Ellane Rodrigues, estudante.
“Houve a questão do engajamento da escola junto com as atividades, pois quem fazia, só podia participar mais da atividade quem tirasse boas notas e fizesse bem tudo”.

LOC.: Na última edição do Selo UNICEF, 40 municípios piauienses foram premiados por garantir e melhorar indicadores sociais que beneficiam as vidas de crianças e adolescentes. Em comum, essas cidades fortaleceram as políticas públicas orientadas à infância e à adolescência e deram especial atenção a ações integradas nas áreas da saúde, educação, proteção e assistência social. A articuladora Lourdes Soares, responsável por coordenar as ações do Selo em Buriti dos Montes, afirma que as ações públicas na educação recebem hoje mais atenção dos gestores, o que reflete diretamente na melhora da qualidade do ensino.

TEC./SONORA:
Lourdes Soares, articuladora.
“Nossas crianças são muito sábias, elas já iniciam as suas séries iniciais praticamente lendo tudo. A gente tem umas escolas que tem o compromisso muito sério, tanto pelos gestores quanto pelos próprios professores”.

LOC: De acordo com o UNICEF, dos 71 municípios piauienses participantes da última edição, 49 realizaram busca ativa para identificar crianças fora da escola. Nesta edição, 219 cidades do estado podem participar da metodologia. As inscrições para o Selo UNICEF 2017-2020 estão abertas e podem ser feitas até 31 de julho. Os documentos para a inscrição podem ser acessados em selounicef.org.br.

Reportagem, Tácido Rodrigues

Receba nossos conteúdos em primeira mão.