Pernambuco registra o melhor índice de educação básica do país

O Idepe avalia o desempenho da Educação Básica em Pernambuco. Os critérios são os mesmos usados na avaliação do índice nacional (IDEB).

  • Repórter
  • Data de publicação:
  • Atualizado em:

Nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Idepe), divulgados nesta semana, Pernambuco foi destaque e superou a média nacional. A nota do estado foi de 4,1. Já a média que o Brasil apresentou no IDEB, que verifica o mesmo índice em todo o país, foi de 3,5. Pernambuco também teve a maior redução da taxa de abandono escolar, do país entre 2007 e 2016, com 92,9%.

O secretário Estadual de Educação de Pernambuco, Fred Amancio, explica como é feito o trabalho com alunos e professores que levaram o estado a atingir o bom resultado.

“A gente trabalha a melhoria de infra-estrutura. Não só a estrutura de prédio, mas de equipamentos. Uma nova estruturação do nosso trabalho pedagógico, formação de professores. E também a gente levar o que a gente chama de experiências inovadoras, como um conjunto de ações como robótica. E uma série de projetos que a gente leva para a sala de aula para tornar o dia a dia mais interessante para o estudante.”

Das 10 escolas do estado que apresentaram os melhores resultados no Idepe, oito são do Sertão do Pajeú, no norte de Pernambuco. O destaque foi para a Escola Estadual Dário Gomes de Lima, localizada no distrito de Flores. A unidade de ensino ficou em primeiro lugar com média de 6,23 na classificação dos anos finais do ensino fundamental.

Para o deputado Federal Fernando Monteiro (PP-PE), os resultados são consequência dos trabalhos de continuidade desenvolvidos pelo governo local.

“Pernambuco era o vigésimo quarto lugar no Idepe e vem evoluindo com muita dedicação. Pernambuco, hoje, tem o menor índice de abandono do ensino médio do Brasil. Então, isso é motivo de orgulho. Tudo isso é um conjunto de medidas de integração. O governador Paulo Câmara vem mantendo e aumentando as ações na educação.”

O Idepe avalia o desempenho da Educação Básica em Pernambuco. Os critérios são os mesmos usados na avaliação do índice nacional (IDEB). As análises são feitas com escolas do Ensino Fundamental, nos anos iniciais e finais e do Ensino Médio.

Reportagem, Marquezan Araújo