MINUTO DA PREVIDÊNCIA: O que é Previdência?

Especialista tira dúvidas sobre mudanças propostas no sistema previdenciário brasileiro
 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Muito se discute sobre a reforma da Previdência no país. O governo federal, junto com uma comissão especial da Câmara dos Deputados, prepara um texto para ser levado ao plenário. A União estima um déficit nas contas públicas com a folha de pagamento de aposentados e pensionistas. Mas, afinal, o que é Previdência Social? A economista chefe da ARX Investimentos, Solange Srour, explica.

“A Previdência Social é uma rede de proteção aos trabalhadores. Os trabalhadores contribuem para um fundo e eles vão receber, na data dessa aposentadoria, um benefício para continuar se beneficiando ao longo do restante da sua vida. É uma maneira de você poupar durante sua vida de trabalho para poder usufruir no momento que a pessoa se torna idosa.”

O trabalhador na ativa, contribuinte do INSS, é quem banca o pagamento das aposentadorias de hoje. São com esses recursos que a Previdência paga os aposentados. Daí a preocupação do governo federal: quanto mais cedo o cidadão se aposentar, menos gente terá para contribuir e, por conseqüência, mais para receber.

De acordo com o Ministério da Fazenda, o Brasil gastou em 2016 cerca de 8% do seu Produto Interno Bruto, o PIB, com a Previdência Social. Somam-se aí despesas com aposentadoria, pensões por morte, benefícios assistenciais e acidentários do INSS e de servidores da União. Para enxugar esses gastos, o governo federal espera que a Câmara vote e aprove a reforma previdenciária ainda em dezembro, antes do recesso parlamentar.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.