MEDIAÇÃO: Bairro do Jurunas recebe ação social de assistência jurídica

Neste sábado, dia 25, ocorrerá no bairro Jurunas em Belém, uma ação social de assistência jurídica. O evento é promovido pelo Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania, Cejusc, e Faculdade Metropolitana da Amazônia, Famaz.

  • Repórter
  • Data de publicação:
  • Atualizado em:

REPÓRTER: O padeiro Lucas Silva procurou em Belém um Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania, o Cejusc. Lucas está passando por uma separação e deseja resolver tudo de modo amigável com a ex- esposa.

 
SONORA: Lucas Silva.
 
“A oportunidade que eu estou tendo aqui de estar dizendo para ela o que eu sinto, e ela dizendo o que ela sente, pra que a gente possa estar construindo uma estrutura maior, mesmo separado, pra ta lindando com essa questão dos filhos, pra que haja o desenrolar disso tudo respeitosamente”
 
REPÓRTER:  Neste sábado, dia 25, ocorrerá no bairro Jurunas em Belém, uma ação social de assistência jurídica. O evento é promovido pelo Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania, Cejusc, e Faculdade Metropolitana da Amazônia, Famaz. O objetivo da ação é implementar a garantia efetiva dos direitos do cidadão em diversas áreas, como direito de vizinhança, de família, direito do consumidor, entre outras. Qualquer cidadão pode procurar o Cejusc e tentar resolver um conflito como destaca a coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, o Nupemec, do Tribunal de Justiça do Pará, desembargadora Dahil Paraense.
 
SONORA: Desembargadora Dahil Paraense.
 
Qualquer cidadão que quiser antecipar o litígio que resolva mais rápido, ele vai, procura o advogado dele ou vai lá no Cejusc e a gente tenta a conciliação e a mediação, um acidente de carro, briga de vizinho, qualquer situação que seja passível de conciliação e que eles aceitem.”
 
REPÓRTER: Os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania atuam em prol da mediação e conciliação de conflitos. Eles ajudam a resolver conflitos de maneira mais célere, ao mesmo tempo em que desafogam o Judiciário. É um serviço célere, além de totalmente gratuito, ressalta a desembargadora Dahil Paraense.
 
SONORA: Desembargadora Dahil Paraense.
 
É um serviço célere, democrático e totalmente grátis. Qualquer pessoa, qualquer cidadão com qualquer pendência pode procurar o Cejusc durante todo o ano”.
 
REPÓRTER: A ação atende a resolução 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no Poder Judiciário e visa diminuir o número de processos em tramitação. A Ação Social ocorrerá de oito da manhã ao meio dia na Paróquia de Santa Luzia, localizada na Rua dos Pariquis, nº 182, no bairro do Jurunasem Belém.
 

Reportagem, Storni Jr.