MACAÉ (RJ): Hemocentro trabalha para a captação de doadores

  • Repórter
  • Data de publicação:
  • Atualizado em:

Há oito anos, Lígia Vaccari, 26 anos, solteira, mãe de um menino de seis anos, vai até o Serviço Municipal de Hemoterapia de Macaé para doar sangue. Hoje, por trabalhar na área de saúde, a assistente de administração e logística entende ainda melhor a importância do gesto. Ela conta que tinha vontade de doar desde a adolescência, mas só fez a sua primeira doação aos 18 anos, para ajudar um conhecido da família.

“Um amigo da família adoeceu, descobriu um câncer no fígado e aí precisou de doação de sangue. E eu me predispus a ajudar. Doei sangue para ele a primeira vez e depois retornei a doar algumas vezes, por vontade própria, porque eu acredito que é importante. É um insumo que só vai existir se a gente se predispuser a ajudar, de fato, o outro. E por ser uma atitude bem bacana, assim, de ajuda ao próximo, de cuidado com o próximo, de amor ao próximo.”

Em Macaé, as coletas de sangue são realizadas pelo Serviço Municipal de Hemoterapia de Macaé, também conhecido como o Banco de Sangue da região. A unidade recebe em torno de 20 doações por dia e atende dez hospitais do município. Quando necessário, também repassa sangue para Rio das Ostras. A assistente social responsável pela captação de doadores de sangue do Serviço Municipal de Hemoterapia de Macaé, Fabiana Paschoal, ressalta que apesar dos estoques estarem bons no momento, a quantidade de bolsas costuma oscilar bastante e deve diminuir no fim do ano, período das férias escolares.

“Cada vez mais a demanda tem sido grande com o crescimento populacional. A gente sempre pede doadores de sangue, ainda mais agora que vai ter feriados, em novembro, né? Vai ser um mês com bastante feriado e, depois, chegando no final do ano, também, tem natal, ano novo, e acaba as pessoas não virem doar. Aí nosso estoque tende a dar uma caída.”

Se você também quer ser um doador, entre em contato com o Serviço Municipal de Hemoterapia de Macaé, no telefone 2796-1756. Repetindo: 2796-1756. O banco de sangue fica na Rua Doutor Bueno, número 40, no Centro, próximo ao lado do Hospital São João Batista. O horário de atendimento para as coletas é de segunda à sexta-feira, das sete da manhã ao meio-dia e meia. Para doar, é preciso pesar mais de 50 quilos, ter de 16 a 69 anos e boa saúde. Menores de 18 anos devem apresentar autorização dos pais ou responsáveis. Para outras informações, acesse o site saude.gov.br/doesangue.

...