Licença para pesca amadora volta a ser emitida em endereço eletrônico

Site estava desativado para solicitação ou emissão do documento para que o sistema fosse migrado para a plataforma do MDIC

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

A emissão de licenças de pesca amadora está sendo feita agora pelo site do Ministério do Desenvolvimento da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). Inicialmente, ela vale por 30 dias. Depois desse período, o pescador deve voltar a acessar o site e imprimir a Licença Definitiva de Pesca Amadora. Ela dá o direito ao pescador de exercer a pesca por esporte ou recreio durante um ano. Desde o dia 18 de setembro, o site que responsável pela emissão estava desativado para solicitação ou emissão do documento. Isso ocorreu para que o sistema fosse migrado para a plataforma do ministério, já que a pasta da pesca foi transferida do Ministério da Agricultura e passou a ser de responsabilidade do MDIC.

Caso a pessoa exerça a pesca por esporte, ela deve ser inscrita na categoria Pescador Amador e pagar uma taxa anual, como explica o diretor de Registro, Monitoramento e Controle da Aquicultura e Pesca, Mario Palma.

"Conforme o pedido do pescador em relação a licença de pesca amadora, existe uma tabela, já pré-estipulada pelo MDIC, em que a taxa anual vai variar de R$20 a R$60. Isto depende se a pesca vai ser feita desembarcada ou embarcada."

Se não tiver a licença, o pescador está sujeito a autuações dos órgãos de controle como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, o Ibama, e as polícias ambientais. É válido ressaltar que toda pessoa física ou jurídica que exerça atividade pesqueira no Brasil deve ser previamente inscrita no Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP).

Reportagem, Cintia Moreira.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.