JOÃO NEIVA (ES): Agentes de Saúde visitam bairro a bairro para informar qual a data de vacinação contra febre amarela
LOC.: O Ministério da Saúde recomenda que a população de João Neiva tome a vacina contra a febre amarela. Isso porque, no Espírito Santo, 60 municípios compõem um bloqueio para evitar que a doença chegue às cidades e contamine mais pessoas no estado. O bloqueio é uma estratégia dos governos federal e do estado para combater a doença. Como os moradores das áreas rurais são os que correm mais riscos de contrair a febre amarela, a campanha no estado começou pela população que vive na zona rural. E o motivo é porque o mosquito transmissor do vírus é silvestre, circula nas matas ou próximo a elas. A secretária de Saúde de João Neiva, Cristina Valéria Guimarães, explica como tem sido a estratégia de vacinação no município:
TEC./SONORA: Cristina Valéria Guimarães, secretária de Saúde de João Neiva- ES.
“Começamos pela área do interior. Então, nós pegamos toda zona rural e fizemos uma vacinação in loco, passamos lá com a atenção primária à saúde, juntamente com os agentes de saúde, fizemos os convites e nos mobilizamos para fazer esse bloqueio. Depois nós viemos para a área urbana. Agora, na área urbana, nós regionalizamos também, por bairro, e por agentes de saúde.”
LOC.: Dos 17 mil habitantes de João Neiva, 9 mil já foram vacinados, segundo dados da própria prefeitura. Para saber quantos moradores já tomaram a vacina e quantos ainda não tomaram, o atendimento é regionalizado. Os agentes de saúde visitam os bairros da cidade e informam quando será feita a vacinação naquela área. Mas atenção: Em João Neiva, a vacina não está nos postos de saúde! Então, a pessoa que ainda não foi vacinada deve fazer o quê? A Secretária de Saúde, Cristina Valéria Guimarães, responde:
TEC./SONORA: Cristina Valéria Guimarães, secretária de Saúde de João Neiva-ES.
“A recomendação é para ela procurar o agente de saúde da área dela. Pode até procurar o posto de saúde também, porque está todo mundo orientado para dar as informações. Mas a pessoa ideal para dar todas as informações em relação à sua área de vacina é o seu agente de saúde. Procura o agente para poder se informar ou até mesmo informá-lo que ele não foi vacinado, porque a partir do momento que tiver esse público, nós vamos iniciar uma nova tática para alcançar toda a população que não foi imunizada ainda.”
LOC.: Em João Neiva, quase não houve registros de reações adversas à vacina contra a febre amarela, como relata Cristina Guimarães. Foram apenas dois casos, que estão sendo investigados. São pessoas que moram na área rural e podem ter se contaminado antes de se vacinarem.
A vacina contra a febre amarela é considerada segura e dá imunidade por um longo período, mas é preciso estar atento às contraindicações, como por exemplo, crianças menores de seis meses, mulheres grávidas ou que amamentam, pessoas com problemas de imunidade ou doenças autoimunes, como lúpus ou doenças do timo. Os idosos com mais de 60 anos devem consultar o médico antes de se vacinarem. Para mais informações, acesse o site do Ministério da Saúde: www.saude.gov.br. Ministério da Saúde, Governo Federal.