ITABIRITO (MG): Município tem mais de 600 notificações para doenças transmitidas pelo mosquito da Dengue
Os bairros mais afetados são Nossa Senhora de Fátima, Capanema, Santo Antônio e Praia.
LOC: Itabirito já tem mais de 600 notificações de Dengue, Chikungunya e Zika, transmitidas pela mesma espécie de mosquito. Os bairros mais afetados são: Nossa Senhora de Fátima, Capanema, Santo Antônio e Praia. Uma das principais dificuldades da prefeitura no combate ao mosquito é que, uma parcela da população deixa a desejar quanto se trata dos cuidados em casa. Segundo a diretora da Vigilância em Saúde, do município, Kátia Pacheco, quando vão às ruas, as equipes de saúde encontram uma situação que não é nada animadora.
SONORA: Kátia Pacheco, Diretora de Vigilância em Saúde
“A gente vê no primeiro e no segundo, uma quantidade horrorosa de prováveis criadouros. Então assim, a acumulação é feita o ano inteiro. Se a gente passa o caminhão do mutirão, daqui meia-hora ou cinco minutos depois tem gente colocando o que poderia ser inservível para fora. Eu acho que a população precisa tomar pra si essa responsabilidade com a residência. Porque, nós, da prefeitura não conseguimos estar a todo momento nas residências e nem em todas as residências o mesmo tempo.”
LOC: A agente de endemias Danila Farias trabalha no combate ao mosquito diariamente no município. Segundo ela, na área em que éresponsável pelas visitas, 85 por cento dos moradores contribuem, quando o ideal seria a colaboração de todos.
SONORA: Danila Farias, agente de endemias
“O combate da Dengue, na verdade, é uma obrigação de todos. Então, que todos não tenham somente a consciência, mas a sensibilidade de que é necessário estar realizando um trabalho em prol de eliminar o mosquito. Ou seja, impedir que o ciclo do mosquito seja realizado ”