INTERNACIONAL: Brasil busca reforços de tecnologia para a área de Segurança Pública

A procura por soluções integradas e inteligentes busca expandir a capacidade operacional das forças que atuam em segurança pública no Ministério da Justiça

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O ministro da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim, foi para os Estados Unidos para assinar um acordo de cooperação para repasse de tecnologia com o governo americano. Segundo o ministro, a busca por soluções integradas e inteligentes procura expandir a capacidade operacional das forças que atuam em segurança pública no Ministério da Justiça: como a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Secretaria Nacional de Segurança Pública, que faz a gestão da Força Nacional, a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e o Departamento Penitenciário Nacional.

TEC./SONORA: Torquato Jardim, ministro da Justiça e Segurança Pública.

"Abrimos o leque para várias outras oportunidades. Já há uma cooperação, por exemplo, de trazer para os EUA, para serem treinados aqui, agentes e delegados da Polícia Federal. O que eu propus, e fui muito bem aceito, é que, ao invés de mandar 1, 2 ou 3 brasileiros aqui, eles mandem ao Brasil seus instrutores, seus professores, 1, 2 ou 3, para que lá treinem 20,30 ou 40 brasileiros, e não seja apenas a Polícia Federal, também da Rodoviária Federal, da Secretaria de Segurança Pública, do Departamento Penitenciário e de alguns Estados."

LOC.: Segundo ele, essa integração vai proporcionar economia e eficiência às ações de segurança pública do Brasil. Torquato Jardim também assinou um memorando de cooperação para o rastreamento de armas roubadas que entram no Brasil.

Reportagem, Cintia Moreira.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.