INFRAESTRUTURA: Obras do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco serão retomadas nesta sexta (30)
O projeto do Eixo Norte prevê que a água do São Francisco chegue ao Ceará, no reservatório Jati, até o início do ano que vem.
LOC.: As obras do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco serão retomadas nesta sexta-feira (30), depois de terem sido suspensas em setembro de 2016 pelo Supremo Tribunal Federal, por conta de problemas na empresa executora do projeto. Um consórcio será responsável por finalizar as obras e a previsão é que as empresas levem entre oito e dez meses para finalizar o trabalho. O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, garante que a prioridade é que o trecho esteja pronto o quanto antes para beneficiar os moradores da região sertaneja.
TEC./SONORA: Helder Barbalho, ministro da Integração Nacional.
“Já está autorizada a mobilização por parte da empresa vencedora da licitação, e a previsão é que já na próxima segunda-feira nós já estejamos com o maquinário em campo já com atividades nas áreas de intervenção. Não temos tempo a perder. A intenção é não medir esforços e garantir a maior celeridade possível para dar funcionalidade para o Eixo Norte da transposição”.
LOC.: O projeto do Eixo Norte prevê que a água do São Francisco chegue ao Ceará, no reservatório Jati, até o início do ano que vem. De lá, o Velho Chico segue pelos canais para atender os estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A expectativa do Governo é de que sete milhões de pessoas sejam favorecidas, sendo quatro milhões e meio somente na Região Metropolitana de Fortaleza.
O senador Raimundo Lira (PMDB-PB) foi titular na Comissão Temporária para Acompanhamento das Obras da Transposição e Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. O parlamentar lamenta que as obras tenham ficado estagnadas por quase 10 meses e relata a situação crítica das barragens na Paraíba.
TEC./SONORA: Raimundo Lira, senador.
“Esta obra, representada pela continuação da Transposição do Rio São Francisco chamado Eixo Norte, cuja paralisação já chega há aproximadamente 10 meses, é dramática para o Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Aonde essa transposição do Eixo Norte vai chegar? Na barragem de Boa Vista, eu estive lá recentemente, uma barragem para 200 milhões de metros cúbicos, tem apenas 15 milhões de metros cúbicos. ”
LOC.: De acordo com o Ministério da Integração Nacional, o principal benefício das obras de Transposição do São Francisco é a segurança hídrica para a região semiárida brasileira. Segundo o Ministério, o aumento do abastecimento das áreas secas culmina na elevação da produção de alimentos, queda da mortalidade de rebanhos e, portanto, favorece diretamente a produtividade e vida no campo. O impacto também se estende à saúde dos moradores da região, já que as águas do Velho Chico são de qualidade superior àquelas existentes nas bacias receptoras, o que diminui a incidência de doenças ligadas ao consumo de água imprópria.
Reportagem, Tácido Rodrigues